Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

Sala 06: Exposição Repensar A Antropofagia: Arte e Descolonização

Realizada dos dias 16 a 22 de abril de 2021 na conferência internacional Sociedade de Estudos Latino-Americanos (SLAS), no Reino Unido, a exposição Rethink Anthropophagy: Art and Decolonization, organizada pela professora do Centro de Artes e Letras (CAL), da UFSM, Tatiane de Oliveira Elias, traz obras de dezessete alunos do departamento de Artes Visuais, trazendo para a contemporaneidade os preceitos da antropofagia, ressignificando-a para os questionamentos vigentes.

Esta exposição, cujos trabalhos selecionados são de estudantes de Artes Visuais da UFSM, aborda a importância da identidade brasileira a partir das teorias de Mário de Andrade (1928) e das teorias decoloniais (Minolo e Quijano) que visam desmontar as questões do eurocentrismo na América Latina.

Em diálogo com diversas áreas do conhecimento e valorizando a rica diversidade do Brasil e fomentando o diálogo intercultural para valorizar a cultura local, trazendo para o debate questões de identidade, minorias, raça e resistência.

Além disso, questiona e critica explicitamente os legados coloniais na arte brasileira e seu papel na reformulação e redefinição da definição “pluralista” da identidade brasileira recombinada com referências locais
nas obras de arte.

Compartilhada para o domínio da UFSM, a exposição é dividida em cinco galerias virtuais, as salas: Brasilidades, Corpo Identidade, Lutas Intransponíveis, Neoantropofagia e Ritual Antropófago.

A exposição pode ser conferida nos botões abaixo, indicados com os nomes das respectivas salas.

Logo abaixo, também há o acesso à galeria virtual da conferência internacional, trazendo a experiência imersiva de passeio por uma galeria, e visitação guiada.

Tatiane De Oliveira Elias

Artistas

Thamires Bibiane, Andressa Binkley, Piérre Jacome Nascimento, Stefani Jesus, Fabiana Irrasabal Marques, Ingra O. R. Schmitt, Isadora Forner Ribeiro, Rafael Monteiro, Aline Batista, Andressa Freitas, Nayanne Cardoso, Yago Gustavo Silva de Lima, Eduarda Magalhaes Costa, Pedro Henrique de Carvalho, Fernanda Stellfeld Reherman, Jamille Marin Coletto e Giovana Guedes

Galerias Virtuais

Rethink Anthropophagy: Art and Decolonization

Hospedada no domínio Artsteps e acessível pelo botão abaixo, está a galeria virtual exposta pela conferência internacional  Sociedade de Estudos Latino-Americanos (SLAS), no Reino Unido.