Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sala Ritual Antropófago

Exposição: Repensar a antropofagia: arte e descolonização

Artistas:  Nayanne Bieger, Eduarda Magalhães e Yago Gustavo

LUZcidez religiosa
Nayanne Bieger
Fotografia editada digitalmente
Dimensões: 30,01 cm x 38,72 cm
Data: 2021.

A composição retratada na fotografia é referente ao altar religioso que tenho em casa, onde elementos da religião umbanda, como a representação da preta velha Mãe Maria Chica e a imagem do Cacique Tabajara, são cultuados. Na obra em si, foram utilizadas referências do barroco, como por exemplo as imagens de santos católicos, entretanto agora com imagens da religião dos escravos e não da elite.

Pedro olhando por nós
Eduarda Magalhães Costa
Fotografia
Dimensões: 173,85 cm x 115,15 cm
Data: 2021.

Peixe morto dois mil e vinte brasil
Eduarda Magalhães Costa
Fotografia
Dimensões: 173,85 cm x 115,15 cm
Data: 2021.

Natural do Rio grande do sul, granduanda de Artes Visuais na Universidade Federal de santa Maria. Trabalha com a fotografia e seus desdobramentos a mais ou menos dez anos. Transita entre os tempos, entre os corpos, entre o real e a distorção, atravessa memórias e ecoa a partir delas.

deus volta quando um velho morre e um novo nasce
Yago Gustavo / @psychotropyko
Fotografia tratada digitalmente
Dimensões: 21,59 cm x 27,94 cm
Data: 2021.

Graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria e integrante do grupo de pesquisa LASUB, transito/sigo pesquisando, explorando e experimentando produções artísticas, tentando aplicar bagagens e experiências interioranas estranhas e conflituosas, com o mundo e comigo, naquilo que construo. Na busca por materializações estéticas que expressem o meu suor e sentir caipira-latino, o qual é afetado constantemente pelas emissões desse globo. Parto do terceiro mundo gostando de me perder nesse emaranhado global. E que brasão ilustra o passaporte de deus?

Galerias Virtuais