Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria em nova fase



O mês de fevereiro iniciou com novidades na Orquestra Sinfônica de Santa Maria – órgão suplementar da UFSM diretamente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Além de mudar de sede – a qual passou a ser no Centro de Convenções da UFSM – uma nova direção assumiu o comando do órgão, encabeçada pelo professor doutor João Batista Sartor, o popular Tita Sartor. Mestre pela University of Iowa, nos EUA, doutor em Música pela UNIRIO, com doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, em Portugal, o professor Tita Sartor tem uma vasta experiência na área. Atuou como flautista durante 15 anos na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e participou de inúmeros concertos em outras orquestras da grande Porto Alegre, como Theatro São Pedro, UNISINOS, PUC, ULBRA e SESI-FUNDARTE. De 2007 a 2011, atuou como maestro da Banda Sinfônica de Santa Maria e retornou ao posto em 2017, depois de completar o doutorado. Em 2018, teve sua estreia como maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria com o espetáculo Beatles in Concert, ao lado da Banda Magical Mystery. Além disso, no mesmo ano, participou de dois concertos como flautista da própria Orquestra.

Tita Sartor, novo diretor da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

A ideia de assumir a chefia do órgão surgiu como uma oportunidade, em parceria com seus colegas professores do Departamento de Música, após o anúncio de mudança da gestão anterior. “A transição de direção foi bem tranquila. O maestro Marco Antonio de Almeida Penna foi muito solícito, passou todos os dados necessários para darmos continuidade ao trabalho. Já estou entrando em contato com os músicos e tenho como proposta fazer um trabalho contínuo ao longo do ano todo, com a realização de concertos mensais”, explica. O novo diretor contará com o apoio da Comissão Artística, que é composta, inicialmente, pelos professores Glaubert Nuske, Marcos Correa, Diego Ramires da Silve Leite, Taiur Fontana e Claudio Esteves. Ele ainda contará com a ajuda de Suzete Silveira, produtora executiva da Orquestra, que auxilia na organização dos espetáculos; de Michele Bianchini, Relações Públicas; de Gerson Leal, auxiliar do órgão e assistente de palco; e de alunos bolsistas de apoio.

Assim, no primeiro ano da gestão, Tita Sartor pretende valorizar os músicos santa-marienses, tanto os que estão dentro da Instituição quanto os que atuam na cidade, além de fazer com que a Orquestra alcance uma maior participação da comunidade, com o apoio da Associação Cultural vinculada à orquestra, através de projetos de incentivo à cultura e de patrocínios. O objetivo é não só buscar os recursos para garantir uma orquestra estável e completa, como também propiciar grandes eventos, de qualidade cada vez melhor, para a comunidade, como ópera, ballet, musical e repertório sinfônico, especialmente obras brasileiras e latino-americanas. O projeto busca dar uma maior visibilidade tanto aos grandes grupos do curso de música – que, além da própria orquestra, incluem o coro e banda sinfônica e o estúdio de ópera – quanto e especialmente aos nossos professores e alunos, que atuarão como integrantes da orquestra ou solistas convidados. “Toda a passagem pela Orquestra é um grande acréscimo no currículo dos músicos. Eles saem daqui com uma grande bagagem profissional”, conta Suzete Silveira. Tita Sartor acrescenta: “já a partir do segundo ano, o foco será ampliar o leque para além de Santa Maria, se a Orquestra tiver conquistado maior estabilidade e meios para trazer mais convidados ilustres”.

A Orquestra também apresenta o auxílio imprescindível da Associação Cultural da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (ACOSSM), que existe desde 1988 e contribui para a manutenção, organização e divulgação do órgão e seus eventos. “A parceria que estamos estabelecendo com a associação é muito importante. Inclusive, já estamos nas tratativas com a presidente Maria Isabel Aude, com a vice Ana Lúcia de Oliveira e com a tesoureira Vânia Cóser para aprimorarmos esse vínculo – que vem dando certo – e buscarmos novas ações, como o recrutamento de novos sócios e a ampliação de iniciativas de ensino, divulgação e inclusão social com a comunidade. Queremos aproximar a Orquestra da comunidade”, explica Tita Sartor.

 Nova casa

Desde fevereiro, a Orquestra Sinfônica da Santa Maria também está de casa nova: mudou-se para o Centro de Convenções, situado no campus central da UFSM. A sede do órgão situava-se no Prédio de Apoio da UFSM, no centro da cidade. Há aproximadamente dois anos, as tratativas para mudança de local iniciaram através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e do Gabinete do Reitor. A prioridade era ter uma sala de ensaios maior, que atendesse à demanda do número de integrantes. Assim, a “nova casa” da Orquestra passou a ser no segundo andar do Centro de Convenções, em um amplo espaço que abriga tanto a sala de ensaios como a parte administrativa. “O apoio da PRE, através do Pró-Reitor Flavi Ferreira Lisbôa Filho e da Coordenadoria de Cultura e Eventos – administrada pela professora Vera Vianna – foram fundamentais para que a Orquestra conquistasse um lugar novo. Entro na gestão com uma grande alegria, a de estar trabalhando em um belo teatro que possui uma sala para os ensaios e a sede da orquestra! Os alunos e os músicos vão ficar empolgados com o novo local”, comenta o novo diretor, Tita Sartor.

Cerca de 45 músicos fazem parte da orquestra, que existe prioritariamente para desenvolver os alunos matriculados nos cursos de Música da UFSM. É a única orquestra-escola do sul do Brasil. “Ter esse espaço é um privilégio. É merecido, afinal, a orquestra já tem 52 anos e, finalmente, agora tem casa própria”, comemora Suzete. Está também em andamento o projeto para reformulação da sala de ensaios, com isolamento acústico e divisórias para os escritórios administrativos.

 Programação para 2019

A nova gestão já possui a agenda para o ano de 2019 muito bem encaminhada. Serão realizados cinco concertos oficiais ao longo do ano, nos horários das 12h30min e das 19h30min, nas quintas-feiras, sendo o primeiro no final de abril. Na ocasião, será feito o concerto de abertura, além da apresentação oficial do novo diretor. Em maio, o maestro Cláudio Ribeiro (ex-maestro titular da OSPA) regerá um concerto em homenagem ao compositor e recém-aposentado professor da UFSM Amaro Borges. Em junho, haverá um concerto com o maestro e professor Cláudio Esteves e o Coro de Câmara da UFSM. E a grande novidade, para o segundo semestre, será a realização, em setembro, da Ópera “As Bodas de Fígaro”, de W. A. Mozart, em parceria com o estúdio de Canto do professor Roberto Oliveira e convidados.

Para os concertos Comunitários, em julho, haverá a volta da banda Magical Mystery (cover dos Beatles), em um novo e inusitado encontro com a Orquestra. E, em meados de outubro, será realizado o concerto da série “Didáticos”, em parceria com a Chili Produções, em homenagem às crianças, apresentando o Carnaval dos Animais de C. Saint-Saens.

Já em novembro, o maestro Cláudio Esteves retorna com “Messiah”, de G. F. Handel. No final do ano, em dezembro, o Ballet Quebra-Nozes, de P. I. Tchaikovsky, em uma parceria que prenuncia os 60 anos da UFSM e da Escola de Ballet Yvonne Freire, ambos a serem completados em 2020. Além das atrações dos meses já definidos, a Orquestra realizará alguns concertos em parceria tanto com a PRE – que acontecerão nos demais campi da UFSM – quanto com o Departamento de Música, como o Festival Internacional de Música, que acontece anulamente em Vale Vêneto. Para fechar a programação da Orquestra, duas seleções serão feitas: uma de alunos solistas da UFSM e outra de composições para a Orquestra Sinfônica, na qual poderão participar alunos e ex-alunos da Instituição.

 

Texto e fotos:  Andréa Ortis – MTB 17.642/ Núcleo de Divulgação Institucional PRE

Revisão Textual: Erica Medeiros / Núcleo de Divulgação Institucional PRE 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-1930

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes