Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

PRE participa de ações do Dia Mundial das Florestas e do Dia Mundial da Água

Nos dias 21 e 22 de março, comemora-se o Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água, respectivamente. E, como forma de conscientizar a comunidade santa-mariense, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, da Câmara Técnica de Educação Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, na manhã desta sexta-feira, 22, ações para informar a população sobre a saúde do Arroio Cadena, principal curso hídrico da cidade, bem como o plantio de mudas de ipê roxo, símbolo de Santa Maria, em frente à Prefeitura Municipal e ao longo das Avenidas Dom Ivo Lorcheister e Maestro Roberto Barbosa Ribas. Dentre os presentes, estavam o prefeito, Jorge Pozzobon; o vice-prefeito, Sérgio Cecchin; e a Secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelatto.

O objetivo desta ação, segundo a Secretária de Meio Ambiente, foi mostrar o quanto o Arroio Cadena é poluído e de como é necessária uma educação ambiental, principalmente para os adultos. “Cerca de 18 milhões de reais são gastos, anualmente, para limpeza do Cadena. É preciso conscientização por parte da população, entender que precisamos preservar nosso principal curso d’água”, salienta.

Assim, para mostrar a saúde do Cadena, foi realizada uma visita técnica em alguns pontos considerados críticos, como a nascente principal, próxima à Brigada Militar, e as Avenidas Dom Ivo Lorcheister e Maestro Roberto Barbosa Ribas, com representantes de alguns órgãos da cidade, como a Corsan, a UFN e a UFSM – esta representada na figura do Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rudiney Soares Pereira. A visita foi guiada pelo geógrafo, Mestre em Engenharia de Produção – Qualidade e Produtividade e Analista Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Fernando Floresta.

Para Floresta, o ponto crucial também se resume em conscientizar e mostrar que é possível recuperar o Arroio Cadena por meio de ações. “Todos os dias é recolhido lixo no Cadena. Por isso, é importante ensinar as crianças, desde cedo, sobre a importância da preservação do meio ambiente, mostrar quais são as áreas de preservação e conservação”, explica. Dentre os principais resíduos encontrados ao longo do curso hídrico, estão material de construção, inservíveis e utensílios domésticos.

Nesse sentido, o Pró-Reitor Adjunto de Extensão destaca a importância de iniciativas como esta, que, além de extremamente relevantes, têm um caráter educativo. “A participação da Pró-Reitoria de Extensão, que é uma interface da UFSM, considera que essas ações, promovidas pelo poder público, devem ser extremamente incentivadas, além de aproximar, cada vez mais, a Universidade do Poder Executivo, no sentido de que a gente possa produzir impactos positivos na natureza”, explica Rudiney.

Tanto o Dia Mundial das Florestas quanto o Dia Mundial da Água são importantes datas para nos lembrarmos, sempre, de que são elementos essenciais para a sobrevivência humana. “Esperamos que esses tipos de processos, com plantio de mudas de árvores, intensifiquem-se cada vez mais, e que professores e alunos da UFSM, que participam de projetos e ações de extensão, possam transferir um pouco do conhecimento, que aqui é produzido, para essa área do meio ambiente que ainda carece muito, principalmente, de alguns princípios, sobretudo para se ter um ambiente mais agradável para todos nós”, finaliza o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rudiney Soares Pereira.

Texto: Andréa Ortis – MTB 17.642/ Bolsista Núcleo de Divulgação Institucional PRE

Revisão Textual: Erica Medeiros/ Bolsista Núcleo de Divulgação Institucional PRE