Na contagem regressiva para os 60 anos da Universidade Federal de Santa Maria, que será comemorado em 2020, as cidades de Frederico Westphalen e de Palmeira das Missões receberam, no último final de semana, 13 e 14 de dezembro, o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM). A realização dos Concertos foi uma parceria entre os campi da Instituição, as Prefeituras Municipais e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE). A comemoração do sexagenário da UFSM teve início no dia 11 de dezembro, no campus sede, com a apresentação do espetáculo O Quebra Nozes, parceria entre a OSSM e o Ballet Ivone Freire — na ocasião, também houve o lançamento do selo comemorativo dos 60 anos.
A apresentação na cidade de Frederico Westphalen foi na sexta, 13, na Praça da Matriz, fazendo parte das atrações do Frederico em Luz. De acordo com o prefeito municipal, José Alberto Panosso, a cidade de Frederico vem se consolidando como um polo turístico, especialmente na época de Natal, e a apresentação da Orquestra foi um presente para a cidade e para a região. Panosso ainda destacou que, no próximo ano, a prefeitura viabilizará a ida da Orquestra para Frederico novamente, para que a comunidade tenha acesso gratuito à cultura.
Em Palmeira das Missões, o concerto foi sábado à noite — aniversário dos 59 anos da UFSM — no Centro Cultural da cidade. A apresentação, que fez parte do Natal Encantado — realizado pela Secretaria de Cultura de PM — , foi a atração mais esperada do evento. Aproximadamente 500 pessoas prestigiaram a Orquestra, que executou, além de músicas natalinas, peças de Lorenzo Fernandez, Camargo-Guarnieri, Mozart, Tchaikovsky, Assis Valente, John Lennon e Yoko Ono.
Com a realização dos concertos nos campi da UFSM, a Orquestra Sinfônica encerra a temporada de 2019. Ao longo do último ano, a OSSM realizou, aproximadamente, 20 concertos, entre eles não apenas os solos, como também os em parceria com a Banda Sinfônica da UFSM, com o Coro de Câmara da UFSM, com o Ballet Ivone Freire, entre outros. Todas as apresentações realizadas pela orquestra foram apoiadas pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e pela Associação Cultural de Santa Maria.
Textos e fotos: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão
Revisão Textual: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão