Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empresa Jr. META+ conquista 1º lugar no Conexão i9



A Empresa Júnior (EJ) META+ Engenharia, do campus da UFSM Cachoeira do Sul, conquistou, na última semana, o 1º lugar no Conexão i9 – evento promovido pela i9 Liga de Empreendedorismo, com apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) da UFSM e do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio Grande do Sul (SEBRAE-RS). Durante três semanas, as equipes passaram por diversas fases, como entrega de relatórios, avaliações e apresentações, desenvolvendo, assim, uma estratégia para solucionar o problema descrito pela organização do evento.

Para Juan Balcazar, docente do campus UFSM Cachoeira do Sul e orientador da equipe no evento, a conquista do primeiro lugar foi muito importante para a Empresa Júnior e impactante para os membros da META+. A premiação, de acordo com o professor, “fez com que a META+ (primeira Empresa Jr. do campus de Cachoeira do Sul) demonstrasse, para outras entidades, EJs, consultores, empresas e demais participantes deste evento, que nós temos competência, capacidade, determinação, criatividade, força de vontade, visão de empreendedorismo e superação”. Juan também lembra que a participação no evento deu um novo ânimo na Empresa, que vinha enfrentando momento difíceis devido à pandemia de covid-19, que coincidiu com a troca da diretoria. “Com esta premiação, os outros membros da EJ [META+], que não puderam participar, têm, hoje, muito orgulho do nome que carregam, como uma EJ empreendedora e que supera desafios”, comenta o docente.

O Conexão i9 é organizado pela i9 Liga de Empreendedorismo, formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento foi uma forma encontrada para dar continuidade às atividades, mesmo com as limitações do distanciamento social. Conforme comenta o professor Juan, a META+ foi convidada a participar do evento pelos líderes da i9, passando por desafios ao longo de três etapas. Cada etapa contava com mentorias de pessoas da própria empresa e de consultores convidados pela Liga. Embora não seja o coordenador da EJ, Juan lembra que sempre está presente para auxiliar nos momento necessários. “Em particular neste evento, eles demonstraram um nível de maturidade e comprometimento considerável. Demonstraram ser responsáveis e, com um espírito de engajamento, conseguiram elaborar e apresentar uma solução muito atrativa para a empresa, causando uma ótima impressão para a empresa que estava fornecendo as informações, para os organizadores do evento e para os jurados da última etapa do evento”, finaliza Juan.

Para César Teixeira Pacheco, estudante de Engenharia Elétrica da UFSM Cachoeira do Sul e atual presidente da META+, participar do Conexão i9 foi uma experiência incrível e uma oportunidade de aplicar, em um case real, os conhecimentos adquiridos no curso. O discente lembra que, para a resolução do evento, foram realizadas mais de 10 mentorias entre o grupo e com membros da empresa envolvida no problema. “Foi um grande desafio e uma experiência incrível; com toda a certeza, todos os participantes da equipe tiveram uma experiência para além da Universidade. Estávamos fora da nossa área de conforto e aprendemos bastante com o lado do empreendedorismo”, comenta César.

César, que entrou na META+ em 2019, atuando na área de RH, destaca que participar de uma Empresa Júnior auxilia tanto na formação profissional como na aquisição de novos conhecimentos. “Ela [a EJ] nos dá o primeiro contato com o mercado de trabalho e nos coloca à prova, com várias situações do dia a dia. Como o curso é muito teórico, a EJ vem para suprir a parte prática, oportunizando desenvolver o conhecimento aprendido em sala de aula”, finaliza o estudante, que também ressalta o fato de a premiação trazer um novo ânimo à META+.

 

Sobre a META+ Engenharia

Fundada, em junho de 2018, com um foco voltado à Engenharia Mecânica, atualmente a Empresa Júnior META+ Engenharia desenvolve ações com estudantes de todos dos cursos da UFSM Cachoeira do Sul. Como lembra o professor Juan, o próprio nome da empresa júnior traz consigo esse significado de unir os diferentes cursos.

META+ é um acrônimo de [Engenharia] Mecânica, Elétrica, de Transportes e logística e Agrícola, no qual o + significa Arquitetura e Urbanismo. Todos os alunos dos cursos do campus de Cachoeira do Sul podem e devem participar da EJ, pois, com a união deles, os esforços somados só agregarão mais valor às atividades que eles desenvolvem”, finaliza Juan.

Saiba mais sobre as Empresas Juniores da UFSM aqui.

 

Redação: Wellington Felipe Hack/PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/PRE UFSM

 

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 8
ODS 9
ODS 17

Publicações Recentes