“A extensão que queremos”. Este é o tema de 42ª edição do SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul), que acontece nos próximos dias 11 e 13 de setembro, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre. Na edição de 2024, a UFSM participa por meio da apresentação de 28 trabalhos de diversas áreas do conhecimento. Todos os Centros de Ensino, Colégios e campi da UFSM têm representantes que apresentam trabalhos extensionistas junto de outros membros de instituições de ensino superior da região sul (confira a lista abaixo).
Durante o evento, estão previstas três modalidades de atividades: Tertúlias (apresentações orais com rodas de conversas), Vídeo-Pôster (apresentados em totens e com público espectador) e Oficinas. Antes do início da apresentação dos trabalhos selecionados, os participantes presentes terão a oportunidade de visitar o Planetário da UFRGS e o Campus de Saúde. A programação completa pode ser acessada neste link. Confira a seguir os trabalhos da UFSM que serão apresentados no seminário:
Na modalidade tertúlia:
- “Avaliação das condições acústicas de espaços de ensino a partir de medições e simulações”, por Wellington Bertagnolli Veiga, sob a orientação de Vivane Suzely Gomes de Melo, representando o CT;
- “Caminhos para sustentabilidade: integrando educação e extensão para a implementação da agenda 2030 na região do Médio Alto Uruguai-RS”, por Messias Carneiro Soares, sob a orientação de Oscar Augustin Torres de Figueiredo, representando o Campus de Frederico Westphalen;
- “Celebrando sabores e saberes”, por Lorenzo Langendolff Cardoso, sob a orientação de Neila Richards, representando o CTISM;
- “Conhecendo a biodiversidade nativa através de um jogo didático”, por Stefania da Silva Gorski, sob a orientação de Cadidja Coutinho, representando o CCNE;
- “Construção de material didático para a educação básica: ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no Rio Grande do Sul”, por Micaela Severo da Fonseca, sob a orientação de Mari Cleise Sandalowski, representando o CCSH;
- “Deficiência visual, educação especial e educação popular: um relato de experiência”, por Guilherme Carlos Corrêa, sob a orientação de Yuri Oliveira Do Amaral, representando o CE;
- “Desafios curriculares: uma análise da atuação dos educadores da área de história no PRÁXIS – Coletivo de Educação Popular”, por Beatriz Barbosa Bender, sob a orientação de Diorge Alceno Konrad, representando o CCSH;
- “Desenvolvendo educação ambiental com alunos da educação infantil em uma escola municipal de Santa Maria/RS”, por Iasmin Viero Barcellos, sob a orientação de Silvane Vestena, CCR;
- “Ensino de xadrez para crianças e adolescentes nas escolas de Cachoeira do Sul”, por Said Ernandes de Moura Junior, sob a orientação de Vanderlei Manica, representando o Campus de Cachoeira do Sul;
- “Escrevivências: uma introdução à produção literária de autoria feminina negra em diálogo com a educação popular”, por Esther Costa Faria, sob a orientação de Diorge Alceno Konrad, representando o CAL;
- “Espaço Pachamama: educação ambiental lúdica”, por Lauren de Arrial Lovato, sob a orientação de Suzimary Specht, representando o Colégio Politécnico;
- “Extensão Universitária em ação: respostas e reconstrução frente à catástrofe climática no RS”, por Gabriela Meidano Roveda, sob a orientação de Giséli Duarte Bastos, representando a Pró-reitoria de Extensão;
- “Laboratório Entrelínguas e a preparação para o Celpe-Bras: retextualização nas aulas de Português como Língua Estrangeira”, por Dainara Taís Juchniewski, sob a orientação de Eliana Rosa Sturza, representando o CAL;
- “Raio-x Literário: promoção cultural através da Rádio Uni 107.9 FM”, por Natalie Pereira Soares, sob a orientação de Ciro Eduardo Silva de Oliveira, representando a Reitoria;
- “Relato de experiência sobre intervenções de prevenção ao bullying”, por Alessandro Valer, sob a orientação de Naiana Dapieve Patias, representando o CCSH;
- “Saúde Para Todos: aproximando a extensão universitária de um grupo de idosos de Santa Maria”, por Thalisson Francisco Finamor da Silva, sob a orientação de Valéria Maria Limberger Bayer, representando o CCS;
Na modalidade vídeo-pôster:
- “Geoparque Caçapava do Sul e a sociobiodiversidade: resgate de saberes e articulação territorial em comunidades quilombolas”, por Aline Silva Rodrigues, sob a orientação de Suzane Bevilacqua Marcuzzo, representando o CE;
- “Grupo temático de extensão prisional do Observatório dos Direitos Humanos (ODH)”, por Almir Gomes Da Silva, sob a orientação de Victor de Carli Lopes, representando a Pró-reitoria de Extensão;
- “Grupo temático de soberania e segurança alimentar e nutricional”, por Marina Breda, sob a orientação de Rita Ines Paetzhold Pauli, representando o CCSH;
- “Pré-Universitário Popular Alternativa: 24 anos de construção popular”, por Brenda Duarte Dorneles, sob a orientação de Rone Maria Rachele, representando a Pró-reitoria de Extensão;
Na modalidade oficina:
- “Mojubá danças populares brasileiras”, por Ana Rafaela Martins, Francisco de Freitas Machado, Kayany Padilha Leite e Nyck Souza de Oliveira, sob orientação de Jessé da Cruz, representando o CEFD.
Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Revisão: Melissa de Barros Martini, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE