Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Conferência de Oscar Jara celebra o encontro de dois eventos extensionista do Cone Sul

V Congresso de Extensão da AUGM e 39º Seminário de Extensão Universitária da região Sul (SEURS) reúnem, juntos, mais de 2 mil extensionistas da América Latina

Com a participação de mais de 1.300 extensionistas de seis países da América do Sul, teve encerramento na noite de ontem, 15, o V Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-Brasil). Na mesma cerimônia, foi realizada a abertura do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul do Brasil (SEURS), promovido pela UFSM e pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e que reúne extensionistas de 27 instituições públicas de ensino superior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O convidado da noite que marcou o encontro desses dois grandes eventos foi o professor Oscar Jara, sociólogo e educador popular radicado na Costa Rica. Jara, que é considerado um dos maiores pensadores e divulgadores vivos da educação popular, trouxe em sua fala o compromisso das universidades públicas em se posicionarem como agentes transformadores pela via da Extensão, contribuindo para a emancipação dos sujeitos com base no próprio contexto latino-americano. O professor também ressaltou o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, resgatando a sua história e as suas contribuições transformadoras para a educação mundial. A íntegra da transmissão pode ser acessada no canal da Pró-Reitoria de Extensão UFSM (PRE) no YouTube.

De acordo com o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, receber um evento de grande porte como o Congresso da AUGM é motivo de orgulho para a UFSM. Segundo o pró-reitor, todos os seis países que integram a Associação participaram desta edição, demonstrando a importância da discussão extensionista para a América Latina e trazendo possibilidades de integração regional. Flavi também ressaltou que todas atividades promovidas pelo Congresso podem ser acessadas assincronamente no canal da PRE no YouTube.

Para Angela Marinho, pró-reitora de extensão do IFFar, o 39º SEURS é um espaço privilegiado para demonstrar as possibilidades de construções coletivas e de inspiração para que as universidades atuem junto à sociedade. Angela lembrou das contribuições de Paulo Freire para pensar a extensão universitária, enxergando o homem como sujeito no e do mundo. Para a pró-reitora, apesar dos desafios que são inerentes à educação popular e das complexidades dos territórios, é possível construir novas práticas emancipatórias pela via da Extensão.

O 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul do Brasil (SEURS) segue até a próxima sexta, 17, com mesas de debates, reuniões temáticas e apresentações de trabalhos. A programação completa pode ser acessada no site do SEURS 2021.