Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM disponibiliza catálogos de Murais e de Esculturas da Universidade

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), disponibilizou, nesta semana, a versão digital de obras bibliográficas que retratam parte do seu patrimônio artístico-cultural. O Catálogo de Esculturas da UFSM Santa Maria e o Catálogo de Murais UFSM: 1971-2021, estão disponíveis para download e leitura no site da Editora PRE. Também há versões impressas das obras para consulta.

O Catálogo de Murais UFSM: 1971-2021 foi organizado pela arquivista da Universidade, Cristina Strohschoen dos Santos, e lançado em 2021 pela PRE. A obra é resultado de uma pesquisa documental realizada no acervo de negativos fotográficos, no acervo documental e bibliográfico da universidade, apresentando um total de 33 murais.

O Catálogo de Esculturas, organizado pela arquivista Flávia Simone Botega Jappe e pelo professor José Francisco Goulart, registra informações sobre as esculturas públicas expostas ao ar livre no campus UFSM Santa Maria. O trabalho de pesquisa surgiu visando a conservação do contexto de produção e as informações desse patrimônio da Universidade.

As obras têm acesso gratuito e fazem parte dos esforços empreendidos pela UFSM para o resgate e a preservação do patrimônio artístico e cultural da primeira universidade federal no interior do Brasil.