Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

A cultura do audiovisual de dentro para fora do arco

UFSM aborda evento e projetos de incentivo a produções audiovisuais

Entre os dias 08 e 19 de abril a UFSM, recebe a 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, através da  Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão e com a colaboração do projeto de extensão Cineclube da Boca. O evento nacional contém exibições de produções e debates com uma visão socioambiental, a fim de despertar a consciência crítica dos estudantes e enriquecer o processo educacional através do audiovisual.

As sessões estão divididas em vários locais da cidade, a programação é gratuita e aberta ao público geral. Confira a programação completa no site oficial da Mostra Ecofalante: https://ecofalante.org.br/programacao

Na última semana, Santa Maria prestigiou a sessão de lançamento do documentário Clube Universitário – A Boate do DCE. Produzido e dirigido pelo designer gráfico Luciano Ribas, que contém depoimentos reais, fotografias e arquivos da boate universitária desde sua formação entre os anos 80 e 90 até o fechamento total em 2013, e como esse processo impactou a cidade.

O objetivo do documentário é eternizar as memórias afetivas e principalmente alertar sobre a necessidade de contar as lembranças de 40 anos de história, para que não caiam no esquecimento. Luciano ressalta que a arrecadação da Boate ajudou a fazer do DCE UFSM, a entidade mais importante de Santa Maria entre os anos de 1983 a 2013.

O Cineclube da Boca é um programa de extensão do curso de Gestão de Turismo da UFSM, com apoio do Centro de Artes e Letras, fundado em 2016 com o lema “Divertir, Instruir e Emancipar”. O programa propõe encontros semanais, aberto ao público geral oferecendo um espaço para análise de filmes.

Desde seu retorno pós-pandemia, o cineclube projetou apenas produções audiovisuais locais. Com aproximadamente 40 pessoas por sessão, o projeto tem o propósito de aprimorar a concentração se desligando do mundo virtual, analisar filmes com senso crítico e principalmente se divertir.

O coordenador do projeto e professor de turismo, Gilvan Dockhorn, comenta a importância de ceder eventos, projetos e produções regionais. “Demonstra e consolida um longo histórico que a cidade e a universidade mantém com cinema e audiovisual e principalmente com o cineclubismo “ afirma. O projeto também oferece oficinas de formação, curso de produção de cinema/audiovisual aberto também à comunidade geral.

Confira a próxima sessão do Cineclube da Boca:

Filme: “A Transmissão 32”

Local: Auditório do Prédio 67, Campus UFSM

Data: Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Horário: 19h

Mais informações sobre o Cineclube da Boca podem ser encontradas no site oficial da UFSM e no instagram oficial do projeto @cineclubedaboca (https://www.instagram.com/cineclubedaboca/)

Texto: Ana Bacovis, bolsista de jornalismo da Subdvisão de Divulgação de Eventos