Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Comitiva gaúcha visita Bairro das Artes na Espanha

Objetivo foi buscar referências para o Distrito Criativo santamariense.

Como parte do desenvolvimento do Distrito Criativo de Santa Maria, uma comitiva gaúcha viajou, no último dia 25, para a Espanha. O objetivo foi conhecer a cidade de Málaga, capital da província Andaluzia e referência na área de planejamento urbano voltado à cultura. Durante a estadia, a comitiva formada por Flavi Ferreira Lisboa Filho (pró-reitor de extensão da UFSM), Elisa Lubeck (docente da Unipampa) e Gibsy Soares Caporal (docente do IFFar) buscou coletar referências e inspirações para o Distrito Criativo, com base no sucesso da versão espanhola.

O território de Málaga, banhado pelo mar Mediterrâneo, foi influenciado pela atividade portuária. Entretanto, a região entrou em decadência, o que levou à sua degradação. Em 2012, o governo espanhol implementou um plano diretor de revitalização, nomeado de “Bairro da Arte – Soho Málaga”. O projeto uniu três bairros, que se tornaram Soho Málaga, conhecido como Bairro Criativo, com foco na preservação do patrimônio. Segundo Flavi, a revitalização foi uma forma do governo espanhol investir na cidade, trazendo desenvolvimento que gera empregos, renda e valorização local.

O Soho Málaga compartilha semelhanças com o Distrito Criativo de Santa Maria, o que fomentou a ideia da visita da comitiva em busca de inspirações. O território santamariense, glorioso durante a primeira metade do século XX, viu-se marcado pelo abandono após a decadência da rede férrea. Com isso, apesar de central, viu-se abandonado até a recente implementação do projeto do Distrito Criativo. A revitalização, segundo Flavi, é uma oportunidade da comunidade “atribuir novos significados para o espaço”, indicando a necessidade de participação popular e apropriação e ressignificação.

A Pŕo-Reitoria de Extensão é um dos diversos órgãos comprometidos com o desenvolvimento do espaço, que teve sua última demonstração de sucesso durante a Calourada 2024, em março. No momento a Gare da Estação Férrea, símbolo do Distrito Criativo, passa por obras que permitirão melhor estrutura para eventos e agendas culturais.

Outros compromissos

Além da visita a Málaga, a comitiva esteve presente no 1º Seminário Internacional “Comunicação, Trabalho, Territorialidades e Poder”, realizado entre os dias 21 e 22 de março. O evento foi organizado pelo POSCOM (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM) e pela Fcom (Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla) para discutir e refletir sobre as intersecções entre comunicação, trabalho, territorialidade e poder em um contexto global. A participação simboliza a aproximação das duas instituições, o que é concretizado pela mobilidade em andamento da doutoranda Gibsy Soares Caporal, membro da comitiva.

Ainda, a comitiva foi recebida no Geoparque Natural Sierra Morena para compartilhamento de experiências com base no Geoparque Caçapava. A passagem foi marcada pela discussão da possibilidade de cooperação internacional, em espanhol chamada de “hermanamiento”, que consiste no emparelhamento de duas instituições de países diferentes, com foco na troca cultural.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE