Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em visita aos Cânions do Sul, equipe dos Geoparques UFSM conhece práticas para gestão dos territórios

O território, localizado na divisa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, é um dos três certificados pela UNESCO no Brasil e o primeiro da região Sul.



Na expectativa de receber ainda neste ano o título de Geoparque Mundial da UNESCO, uma equipe formada por representantes do Geoparque Aspirante UNESCO Quarta Colônia e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, uma visita técnica ao Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. O território, localizado na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, é um dos três certificados pela Organização no Brasil, sendo o primeiro da região Sul.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e de estratégias para a gestão dos espaços reconhecidos internacionalmente, a equipe visitou geossítios que integram o território e conheceu algumas iniciativas de valorização da cultura e história local. 

No primeiro dia, os integrantes participaram de uma trilha no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, de uma visita guiada ao centro de Cambará do Sul (RS) e de uma reunião com o Conselho Gestor do Geoparque. No segundo dia, percorreram a trilha guiada no Parque Estadual da Guarita, no município de Torres (RS); visitaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) onde funciona também a sede administrativa do Geoparque no município de Praia Grande (SC), o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e o Sítio Cultural Museu da Estância, ambos localizados em Mampituba (RS).

Para a coordenadora do projeto Geoparques UFSM, Jaciele Carine Sell, a visita aos espaços certificados pela UNESCO é fundamental para que os gestores públicos possam conhecer os potenciais turísticos de seus municípios e compreender as estratégias de empreendedorismo, geração de renda e conservação dos territórios aspirante à Geoparque Mundial. “A experiência é fundamental para a compreensão do impacto que o processo de certificação pode ter na dinâmica econômica dos municípios e, principalmente, no fluxo de visitantes no território. Além disso, vislumbrar maneiras de apoiar as iniciativas locais de empreendedorismo turístico”, ressalta Jaciele.

De acordo com o Secretário de Turismo de Cambará do Sul e Membro da Equipe Técnica do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Fabiano Souza da Silva, a visita a outros Geoparques é fundamental para compreender o funcionamento desses locais e as ações desenvolvidas por outros territórios reconhecidos globalmente. “A vinda dos integrantes [dos geoparques] Quarta Colônia e Caçapava pode proporcionar um pouco mais da vivência do que é um Geoparque já consolidado. O que eles podem colher de melhor aqui é formalizar ainda mais esse networking e entender as práticas que são feitas em outros territórios, sempre em busca de melhorar as condições de desenvolvimento das comunidades locais”, enfatiza Fabiano.

A visita técnica ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi vinculada ao programa Progredir Geoparque Quarta Colônia, desenvolvido pela UFSM em parceria com o território da Quarta Colônia e com o financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A ação busca qualificar a população do Cadastro Único nas áreas do turismo e cultura, potencializando estratégias de geração de emprego e renda com vista à preservação e valorização da cultura local.

O secretário de turismo destaca ainda o papel dos intercâmbios para a aproximação dos territórios no desenvolvimento de trabalhos conjuntos e a importância de cada Geoparque olhar com atenção para os relatórios produzidos pelos avaliadores. Por meio do parecer, é possível que os desafios de gestão desses territórios encontrem apoio na identificação dos pontos positivos e do que precisa ser melhorado, analisando as sugestões de possibilidade para solução dessas dificuldades.

 

 

Geoparques apoiados pela UFSM aguardam o parecer final da UNESCO

O Geoparque Aspirante UNESCO Quarta Colônia e o Geoparque Aspirante UNESCO Caçapava, ambos apoiados e com trabalhos desenvolvidos pela UFSM, encontram-se na expectativa do parecer final da UNESCO. Ambos os territórios receberam no final de 2022 parecer favorável da Organização para se tornarem reconhecidos como Geoparques Mundiais. O resultado deve ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2023.

Texto: Wellington Hack, Pró-Reitoria de Extensão

Colaboração: Camila Steinhorst, Progredir Quarta Colônia e Priscila Ventura Gamba, Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

Fotos: Geoparque Quarta Colônia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7367

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes