Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Progredir Geoparque Quarta Colônia certifica mais 85 estudantes em Faxinal do Soturno

Em dois anos de atuação no município, o programa contou com 544 horas de formação para mais de 500 participantes



Encerrando os cursos promovidos pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia no município de Faxinal do Soturno, aconteceu, na noite da última quinta, 23, a formatura e a entrega de certificados a 85 estudantes do programa. A cerimônia contou com a participação dos familiares e amigos das/os formandas/os, representantes da UFSM e do CRAS de Faxinal de Soturno, além do CONDESUS e da Prefeitura Municipal. Ao todo, três cursos foram finalizados: Massas artesanais e possíveis aplicações, Sabão, sabonetes e cosméticos naturais e Garçom; Garçonete.

Para a responsável junto à UFSM do Progredir Geoparque Quarta Colônia, Angelita Zimmermann, a ação desenvolvida no território aprimorou os conhecimentos e as habilidades pessoais que os moradores já tinham, além de incentivar outras criações pessoais, com olhos nos potenciais naturais e culturais do Geoparque, o reconhecimento e os laços de amizade entre as pessoas que integram a comunidade. Angelita também agradeceu pelo acolhimento da UFSM na cidade, ressaltando as contribuições que cada egressa/o imprimiu no programa.  “Cada um que está aqui hoje é reconhecido e é importante para o território. Aquilo que vocês já faziam aqui, neste local, será cada vez melhor”.

De acordo com a coordenadora do CRAS de Faxinal do Soturno, Cristina Cerezer, o Progredir Geoparque Quarta Colônia permitiu a vários estudantes ingressarem no mercado de trabalho após a conclusão das formações, atuando como um importante incentivo para a qualificação profissional e pessoal das/os moradoras/es. Cristina ainda destacou a parceria com diferentes secretarias do município e com a UFSM para que as formações fossem acessíveis ao maior número de moradores.

A formanda Jaqueline Pinheiro ressaltou a importância do Progredir Geoparque Quarta Colônia para o compartilhamento de experiências e saberes entre as participantes, além de servir de um espaço privilegiado para o respeito às diferenças e o convívio afetivo. “Quem de nós não voltou à infância ou à adolescência, quando a mãe ou a avó fazia as massas, os molhos e os sabores. Quem de nós não sentiu aquela saudade que acalenta a alma ou lembranças revividas durante os cursos”, lembrou em seu discurso.

PROGREDIR GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA EM NÚMEROS | FAXINAL DO SOTURNO

Iniciado em 2022 no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, o Progredir encerra suas atividades em dezembro de 2023. O programa é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos nove municípios que integram o território e conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Governo do Brasil).

No município de Faxinal do Soturno, o Progredir Geoparque Quarta Colônia promoveu, em dois anos, 544 horas de formação, divididas em 13 cursos com mais de 500 participantes inscritos – representando, aproximadamente, 8% da população local.

Textos e fotos: Wellington Hack, jornalista Progredir Geoparque Quarta Colônia UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8642

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes