Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

“Fez nascer a esperança de dias melhores”: Projeto Rondon da UFSM leva acolhimento e conhecimento para interior do Sergipe

Em 18 dias de atividades, rondonistas gaúchos atenderam mais de 1.700 pessoas por meio da extensão.

Durante os dias 21 de janeiro e 01º de fevereiro, a equipe do Projeto Rondon da UFSM esteve presente e atuante na Operação Mangabeiras. A Operação é uma iniciativa federal que visa contribuir para a formação cidadã de estudantes universitários, por meio de extensão. Nesta edição, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o município Graccho Cardoso (SE), a 80km da capital, Aracaju, onde executaram ações diversas junto da comunidade e outras equipes visitantes.

Equipe levou extensão para ambientes urbanos e rurais, ampliando o impacto da Operação Mangabeiras.

Ao todo, três docentes e oito estudantes participaram da ação extensionista que visitou o município sergipano. A oportunidade permitiu a participação em diversas atividades educativas e culturais na cidade, gerando contato com estudantes de outras instituições e com os mais de 5.800 moradores do município. Segundo a coordenadora Jaqueline Arboit, a presença dos rondonistas – como são conhecidos os membros do projeto – e suas atividades foram muito celebradas pela comunidade, que relataram a vinda com “ânimo, coragem e determinação para seguirmos buscando nossos objetivos”.

Durante os 18 dias, os membros da equipe participaram de atividades intensas junto à comunidade. Ao todo foram 38 oficinas de formação, que abordaram as áreas de Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. A equipe estima que quase 1.700 pessoas tenham sido impactadas pela ação, dentre crianças, adultos e idosos. Além disso, as oficinas também foram levadas a quatro povoados da região, possibilitando que a população rural tivesse acesso aos aprendizados.

Dentre as oficinas que mais se destacaram, estão três: “Boas Práticas na Higienização e Manipulação de Alimentos”, “Será que é um sinal de Autismo ou TDAH? Como trabalhar?” e “Relevância dos Indicadores Epidemiológicos”. Durante suas execuções, os rondonistas levaram conhecimento científico e prático para a população, conscientizando sobre esses e outros temas essenciais para a melhora na qualidade de vida da comunidade. Outra ação de sucesso foi o  Cineclube em parceria com o SESC/SE, que exibiu o filme “Encanto”

Como um dos objetivos da Operação é a troca cultural entre os membros, a equipe não pode deixar de imergir na cultura local – não esquecendo de compartilhar seus próprios costumes. Esse momento se concretizou durante um sarau, que envolveu apresentações artísticas da comunidade local, com grupo de dança, teatro, cordelistas e cantadores; e externos, com a presença do CTG Querência Nordestina e apresentações dos rondonistas, com seus típicos “casamento matuto” e “paródia Grito dos Rondonistas”.

De volta à sua terra natal, no início do mês, o Projeto Rondon da UFSM se prepara para o início do semestre letivo com o sentimento de dever cumprido e a certeza de muitos aprendizados. Foram quase 20 dias de muito acolhimento, compartilhamento de conhecimentos, experiências e saberes que definitivamente contribuíram de forma recíproca para a equipe e comunidade. “Deixamos um legado em Graccho Cardoso”, resume a coordenadora Jaqueline Arboit.

As atividades da operação podem ser acompanhadas no perfil do grupo no Instagram.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Matheus Lenarth, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE