
O Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), programa de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pretende ampliar as ações da sua equipe multidisciplinar em 2025. A intenção é promover espaços de acolhimento, diálogo e troca de experiências, com participação e acompanhamento de estudantes de diferentes áreas do conhecimento.
O objetivo central do PUPA é contribuir com a democratização do acesso ao ensino superior, apoiando estudantes da rede básica que não possuem condições socioeconômicas de financiar um cursos particulares. O programa oferece 200 vagas anualmente e conta com a participação de graduandos e pós-graduandos da UFSM.
Desde 2023, a equipe multidisciplinar do PUPA trabalha de forma conjunta com as áreas de saúde e ciências sociais aplicadas para identificação de demandas que ultrapassam os conhecimentos das licenciaturas. Para atender a essas necessidades, colaboram estudantes de terapia ocupacional, psicologia, administração e gastronomia.
As atividades realizadas pela equipe multidisciplinar incluem diálogos sobre diferentes temas, como diversidade, inclusão, gênero, sexualidade, saúde mental e luta antimanicomial. As ações extensionistas também procuram estimular a cidadania e a ocupação de espaços públicos de cultura, lazer e esportes pelos participantes.
“Em 2025 temos expectativa de estar mais presentes em todos os espaços, em contato constante com educadores e ‘educandes’, desmistificando cada vez tudo que envolve a área da educação especial e o público que trabalhamos”, explica Beatriz Campanha, uma das educadoras do PUPA, sobre a integração da equipe multidisciplinar com a equipe de atendimento especializado do programa.

Saiba mais sobre o Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA).
Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).