Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFMG sedia 56º FORPROEX, que aponta novos caminhos para a extensão nas políticas públicas

Com o tema “Extensão nas Políticas Públicas: democracia e justiça social”, o encontro reuniu gestores de instituições públicas de ensino superior para debater estratégias e definir diretrizes para o futuro da extensão universitária no Brasil.



Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2025, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediou o 56º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Com o tema “Extensão nas Políticas Públicas: democracia e justiça social”, o encontro reuniu 146 gestores e gestoras de extensão de 76 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.

O evento culminou na divulgação da Carta de Belo Horizonte, documento que sistematiza debates, posicionamentos e encaminhamentos estratégicos destinados a orientar o fortalecimento da extensão no Brasil nos próximos anos. O texto reafirma o papel da extensão como dimensão formadora, prática transformadora e instrumento essencial para a construção de políticas públicas comprometidas com os direitos sociais e a democracia.

A programação institucional e política discutiu temas estratégicos para o futuro da extensão no Brasil, com destaque para o financiamento da extensão, a integração à Política Nacional de Educação Superior (PNEDS), as relações entre extensão e políticas públicas e a internacionalização da extensão. O Encontro teve início com uma atividade simbólica no Memorial Brumadinho, reafirmando o compromisso da extensão com memória, direitos humanos e justiça socioambiental. Além disso, prestou-se homenagem à extensionista Maria das Dores Pimentel Nogueira (“Marizinha”).

Durante o evento, foi aprovada a criação da Associação FORPROEX, ampliando a capacidade de articulação estratégica do Fórum. As mesas temáticas enfatizaram a necessidade de ampliar recursos, consolidar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecer a relação com os territórios e garantir a inclusão explícita da extensão em editais das Fundações de Amparo à Pesquisa.

Na Carta de Belo Horizonte, é possível encontrar 14 encaminhamentos prioritários para o fortalecimento da extensão universitária. Entre eles: defesa da democracia, valorização dos saberes territoriais, sustentabilidade financeira, internacionalização solidária, articulação com poderes públicos, comprometimento com a Agenda 2030 da ONU e consolidação da extensão como política pública estratégica.

Confira a carta

Texto: Laura Severo, bolsista de Jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM). Revisão: Catharina Viegas, revisora da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-14550

Publicações Recentes