Na noite do dia 10 de dezembro, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi palco de uma celebração marcada por emoção, memória e arte. O Tributo a Elis Regina, organizado pela Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), reuniu um auditório completamente lotado para homenagear uma das maiores vozes da música brasileira e, ao mesmo tempo, celebrar os 50 anos de existência da PRE.

Com início às 20h e entrada gratuita, o espetáculo integrou a programação comemorativa do cinquentenário da Pró-Reitoria e proporcionou ao público uma experiência que foi além da música. O show combinou interpretação musical, projeções audiovisuais, fotografias históricas e uma narração teatral que conduziu o público pela trajetória artística e humana de Elis Regina, criando uma atmosfera de profunda imersão.

Elis Regina: voz, coragem e território
A narrativa apresentada pela atriz Luiza de Rossi ao longo do espetáculo resgatou a história da menina de Porto Alegre que “cantava como quem respira” e que, ainda muito jovem, conquistou os palcos do país. Desde o emblemático Festival de 1965, quando Elis interpretou Arrastão e revelou ao Brasil uma voz que parecia conter um mar inteiro, sua presença artística passou a transformar a música popular brasileira.

Apenas com a entonação da voz, Luiza conduziu o público ao longo da apresentação por esse percurso intenso, “da menina à mulher, da artista à lenda, da força ao silêncio”. Um legado que segue pulsando, convocando novas leituras, novos corpos e novas vozes. Homenagear Elis, como ressaltado na narrativa, é sempre um encontro entre o que fomos e o que ainda podemos ser.
Três vozes, uma homenagem
O tributo foi protagonizado pelas cantoras Gabrieli Strücker, Luiza Gomes Veloso e Mariana Zamberlan Freddo. O trio deu vida a interpretações sensíveis e potentes de músicas icônicas da carreira de Elis Regina. Acompanhado por banda instrumental, estavam presentes: Diogo Mattos (piano), Erick Corrêa (contrabaixo), Gabriel Jardim (violão) e Pedrinho Monte (bateria).


O repertório percorreu diferentes fases da artista, relembrando canções icônicas como Arrastão (1965), Águas de Março (1972), Romaria (1977), Aprendendo a Jogar (1980), Como Nossos Pais, Travessia, Casa no Campo, Alô, Alô Marciano e Maria Maria, que encerrou o espetáculo de forma emocionante.
Em um dos momentos de fala, a cantora Luiza Gomes agradeceu à universidade e à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) pela oportunidade. “Muito obrigada a todos que vieram nos prestigiar na comemoração dos 50 anos da Pró-Reitoria de Extensão. Agradecemos à PRE por proporcionar esse momento, por essa banda maravilhosa e por nos permitir compartilhar a obra de Elis com vocês”, afirmou.
Segundo o trio, essa foi a primeira vez que o tributo ganhou formato de grande espetáculo. Embora o grupo já tivesse apresentado canções de Elis anteriormente, as performances ocorreram em um formato mais intimista. “Neste ano, fizemos outro show nas ‘Janelas do 13 de Maio’, no teatro, mas era uma apresentação reduzida: éramos nós três, com violão e piano e um repertório menor. Agora, ampliamos o projeto, incorporando recursos audiovisuais para ocupar melhor o grande espaço do palco”, explicou Luiza.
Da UFSM para os palcos: trajetória do trio

O trio tem origem na própria universidade. Formadas em Licenciatura em Música pela UFSM, as três cantoras se conheceram ainda durante a graduação. Após a conclusão do curso, unidas por trajetórias marcadas pela vivência em regiões de fronteira, passaram a compartilhar influências culturais diversas, que se refletem em outros projetos musicais do grupo, como o Nosotras Trio, voltado à música latina.
Segundo Gabrieli Strücker, Elis Regina é uma referência incontornável para intérpretes brasileiras, e essa admiração também aproxima o trio. “Elis é algo comum na nossa vivência, tanto como mulher, quanto como intérprete e cantora”, comentou. Já Luiza Gomes ressaltou a importância da artista como fonte permanente de inspiração: “Não existe cantora brasileira que não se depare com Elis em algum momento. Ela é uma inspiração obrigatória. Quanto mais se pesquisa, mais se compreende e mais se apaixona”.
A organização do evento
A idealização do espetáculo partiu da Coordenadoria de Cultura e Arte da PRE, como parte das ações comemorativas dos 50 anos da Pró-Reitoria. A coordenadora Vera Lucia Portinho Vianna explicou que a proposta nasceu do desejo de realizar um grande show com artistas da cidade, valorizando a produção local e os vínculos com a universidade.

Segundo Vera, ocupar o amplo palco do Centro de Convenções não é uma tarefa fácil, por isso, contou com ajuda da atriz Juliet Castaldello. O evento foi organizado pela equipe do Centro de Convenções da UFSM e, ao imaginar o show, Vera recorreu a Juliet para participar. Entre as canções, o público acompanhou intervenções narrativas e projeções audiovisuais, pensadas e planejadas para ampliar a experiência do público, fortalecendo a dimensão cultural do evento. Vera também destacou a importância de ver egressas da UFSM retornando à universidade como protagonistas de um espetáculo dessa magnitude.
Texto: Maria Lúcia Homrich Gotuzzo, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, revisora da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).