Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social

Organização da 29ª FEICOOP – Construindo a Sociedade do Bem Viver: Por Uma Ética Planetária

Há 29 anos acontece em Santa Maria a FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo, da Economia Solidária e da Agricultura Familiar. Este evento é organizado pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria; Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Rio Grande do Sul; pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria; com apoio de diversas outras entidades e instituições.

A FEICOOP é um importante espaço de articulação, troca de idéias e experiências de comercialização solidária direta. Partindo do slogan “Construindo a sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, o intuito da feira é revelar alternativas de empreendimentos sociais, que atuem pela geração de emprego e renda, diálogo entre os povos, fortalecimento de comunidades, geração de conhecimento e construção de alianças.

A metodologia de preparação da feira envolve trabalho voluntário de centenas de comissões, bem como atuação participativa e autogestionada de diversas entidades, a exemplo a UFSM, que por meio do Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da Incubadora Social (IS-UFSM), participa da construção da FEICOOP, junto ao Conselho Municipal de Economia Solidária.

Desde 2015 a IS-UFSM atua na intermediação do convênio entre a universidade e a Secretaria Nacional de Economia Solidária para organizar a FEICOOP. Neste ano de 2023 as reuniões de planejamento já começaram e a Incubadora fez-se presente nas discussões, participando, nas últimas semanas, de duas reuniões para organização do evento, no dia 24/05, junto a Prefeitura, e no dia 30/05, no Centro de Referências em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Além de participar das reuniões, a IS-UFSM faz-se presente na FEICOOP, por meio dos empreendimentos incubados, que expõem e comercializam seus produtos anualmente no evento. A Incubadora também viabiliza a participação de projetos de extensão e atividades artísticas no espaço institucional da UFSM, levando a universidade para a feira.