Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visita ao Coletivo Pretendedorismo em Caçapava do Sul



Visita ao Coletivo Pretendedorismo de Caçapava do SulNa primeira semana de outubro, a equipe da Incubadora Social, acompanhada de uma representante da empresa júnior Caduceu Jr. da UFSM, visitou os empreendimentos sociais incubados de Caçapava do Sul. 

Brechó dos Migles em Caçapava do Sul

Um dos empreendimentos visitados pela IS-UFSM foi o Coletivo Pretendedorismo, que busca promover o comércio local e a valorização da cultura afro em Caçapava do Sul, por meio de uma rede de apoio. 

Diversas iniciativas consolidam esta rede, a exemplo do projeto Som da Liberdade, que através da atuação do Mestre Tio Cida promove oficinas de produção de instrumentos de origem africana, como Sopapo, Repique de mão, Tambor de corda, Afoxé, Reco reco, Berimbau entre outros. Desde o início das oficinas o projeto já atendeu mais de 400 jovens. Por este trabalho, Mestre Tio Cida recebeu reconhecimento Nacional do Ministério da Cultura. 

Estúdio Faby Hair em Caçapava do Sul

Além disso, compõem o Coletivo Pretendedorismo iniciativas como a produção de suculentas, artesanato em crochê e tricô e outros. 

Nesta visita a Incubadora pode conhecer também o Brechó dos Migles, uma iniciativa em economia circular que faz parte do Coletivo Pretendedorismo, e que com o apoio do grupo passou de uma loja online para um brechó presencial. 

Por fim, a equipe da IS-UFSM foi apresentada ao Estúdio da Faby Hair, um empreendimento voltado para a beleza negra que desenvolve produtos únicos proporcionando auto estima, responsabilidade e diversidade da beleza afro.  

A IS-UFSM acompanha e presta apoio a empreendimentos sociais, por meio de um ciclo integrado de Pré-Incubação, Incubação e Desincubação. Em 2021 o segundo edital contemplou 14 grupos, dos quais 7 seguem trabalhando em conjunto com a IS-UFSM, dentre eles o Coletivo Pretendedorismo se fez presente e passou pela trilha consolidando-se como um coletivo que engloba diversas iniciativas.

Coletivo Pretendedorismo, empreendimento social incubado IS-UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-741

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes