Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empreendimentos avaliam positivamente as atividades da incubação em 2025 e destacam impactos na gestão, no negócio e na vida pessoal



A avaliação dos empreendimentos incubados, realizada ao final de 2025, teve como objetivo analisar as ações já desenvolvidas na etapa de incubação, que segue em execução ao longo de 2026. O processo avaliativo contemplou tanto a avaliação por dimensões do programa quanto depoimentos qualitativos dos participantes, evidenciando os impactos do ciclo na trajetória empreendedora, na organização dos negócios e no fortalecimento pessoal dos incubados.
De modo geral, as capacitações ofertadas ao longo do ciclo obtiveram médias elevadas (média 4,8 em uma escala de 1 a 5), com destaque para a qualidade da infraestrutura (média 5), a metodologia utilizada (média 4,3), a clareza dos conteúdos (média 4,7) e o desempenho dos instrutores (média 4,7). Os participantes ressaltaram especialmente o caráter prático das formações e a conexão direta dos conteúdos com a realidade dos empreendimentos.

A organização das feiras, um dos eixos centrais do processo de incubação, também recebeu avaliação positiva (média 4,6). Os incubados apontaram que as feiras contribuíram para o aumento da visibilidade dos negócios, para a divulgação dos produtos e para a ampliação das redes de contato. Além dos aspectos estruturais, a avaliação evidencia impactos significativos na trajetória dos participantes. Entre os principais aprendizados relatados estão a melhoria na gestão, o aprendizado sobre vendas, a organização financeira e a ampliação da visão de negócio. Muitos participantes também destacaram o fortalecimento psicológico e o aumento da confiança para empreender.

Além das feiras, os eventos promovidos ao longo da etapa de incubação também foram avaliados de forma positiva pelos empreendimentos (média 4,6). Entre eles, destaca-se a participação na FEICOOP 2025 – Feira Internacional do Cooperativismo, realizada no mês de outubro, em Santa Maria, em sua 31ª edição. Considerada um dos mais importantes espaços de economia solidária e cooperativismo da América Latina, a FEICOOP foi apontada pelos participantes como uma experiência estratégica para a ampliação da visibilidade dos empreendimentos, fortalecimento das redes de contato, troca de experiências e aproximação com diferentes públicos e iniciativas

Os depoimentos reforçam essa percepção. Segundo um dos incubados, “Todas as oficinas e capacitações que fiz foram de muito conhecimento e aprendizagem, professores aptos e muito atenciosos, só tenho a agradecer a incubadora e aos professores pelos ensinamentos”. Outro participante destacou que As feiras são de muita ajuda para divulgação dos nossos produtos, temos todos os recursos que a incubadora nos oferece como redes sociais, local e ajuda da equipe que é maravilhosa sempre dispostos a nos ajudar e nos acolher”. 

 

Há ainda relatos que apontam impactos para além do negócio, como o fortalecimento pessoal e a mudança de perspectiva sobre o próprio papel enquanto empreendedor “Me senti mais preparada para empreender, e de modo geral me fortaleceu psicologicamente para os desafios que empreender gera”.  Além de contribuir para o entendimento sobre o próprio negócio como destaca o participante “Desde que comecei meu processo dentro da incubadora social tive mais visão do meu negócio, mais visão do que posso melhorar e ampliar, estou fazendo as melhorias possíveis aos poucos para melhor atender meus objetivos, só tenho a agradecer por tudo”.

O apoio da equipe incubadora também foi amplamente reconhecido. Os participantes ressaltaram a atenção, a escuta e o acompanhamento ao longo do processo, destacando a incubação como um espaço de acolhimento, aprendizagem e construção coletiva como retratado na fala “A esperança de que é possível, o carinho, atenção e acolhimento de toda equipe… Por mais que não pareça, essa extensão ajuda tanto a transformar vidas quanto a salvar, é mais que um braço da Universidade Federal de Santa Maria, é necessária para a comunidade como um todo”.

Por fim, os empreendimentos incubados apresentaram sugestões para o aprimoramento das próximas ações ao longo de 2026, como a ampliação da duração das feiras, a realização de mais eventos externos, o aumento das oportunidades de capacitação prática e a diversificação de horários para facilitar a participação. As contribuições reforçam o caráter participativo da incubação e servirão de base para o aperfeiçoamento contínuo do programa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-1425

Publicações Recentes