Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM abre edital contínuo para voluntários oferecerem atividades formativas gratuitas no Hub IS



O Hub de Inovação Social da Universidade Federal de Santa Maria (Hub IS/UFSM) lançou o Edital nº 097/2026, que atua como porta de entrada para o programa Hub IS Conecta. A iniciativa busca credenciar propostas de ações formativas não remuneradas, que serão oferecidas gratuitamente à comunidade acadêmica e externa. O edital possui fluxo contínuo, permitindo que as submissões ocorram a qualquer momento durante a sua vigência, estipulada de setembro de 2026 a setembro de 2027.
 

O que propor e quais os temas

As atividades aprovadas utilizarão a infraestrutura institucional do Hub IS/UFSM. As propostas podem ser enviadas em diversos formatos, tais como:
  • Palestras, oficinas e cursos de curta duração.
  • Rodas de conversa e workshops.
  • Atividades de capacitação, ações de sensibilização e conscientização.
  • Outras atividades que sejam compatíveis com os objetivos institucionais do Hub IS/UFSM.
As ações devem apresentar contribuição formativa, social ou institucional. Os temas abordados nas propostas devem estar obrigatoriamente alinhados a áreas como inovação social, empreendedorismo social, economia solidária, inclusão produtiva, desenvolvimento sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), educação, gestão e tecnologia.
 

Quem pode participar e gratuidade

O programa é aberto à participação de qualquer pessoa física que possua conhecimento, experiência ou formação compatível com a temática da atividade que deseja propor.
  • Podem submeter propostas docentes, técnicos-administrativos, estudantes, profissionais, pesquisadores, empreendedores e integrantes de organizações da sociedade civil.
  • A atuação dos proponentes é estritamente voluntária e não gerará remuneração por parte do Hub IS ou da UFSM.
  • A aprovação no edital não resulta em vínculo empregatício, vínculo contratual, bolsa ou qualquer forma de auxílio financeiro.
  • As atividades ofertadas devem ser obrigatoriamente gratuitas para o público participante, sendo totalmente proibida a cobrança de taxas de inscrição.

Infraestrutura e espaços disponíveis

Para a viabilização das ações, os proponentes poderão utilizar os espaços do Hub IS/UFSM, cujo funcionamento regular ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Estão disponíveis para as atividades os seguintes ambientes:
  • Auditório (Sala 309E): Espaço para 60 pessoas, equipado com 31 lugares em arquibancada, 29 cadeiras estofadas, projetor, sistema de som e microfone.
  • Laboratório de Informática (Sala 309D): Comporta até 20 pessoas e conta com 18 computadores, mesas e cadeiras.
  • Sala Multiuso (Sala 303): Capacidade para 30 pessoas, equipada com 28 cadeiras e mesas escolares.
  • Sala de Corte e Costura (Sala 304): Espaço para 20 pessoas, contendo 11 máquinas de costura com estações de trabalho e mesas grandes para corte.
  • Sala de Comércio (Sala 302): Capacidade para 10 pessoas, destinada a comercialização presencial, atendimento ao público e organização de vitrines temporárias.
  • Sala de Coworking (Sala 309B): Para 8 pessoas, contando com televisão e computador com câmera.
  • Sala de Reuniões (Sala 312): Para 8 pessoas, com mesas de trabalho e um computador.

Como submeter propostas

As propostas são analisadas conforme a ordem de recebimento, levando em consideração o alinhamento institucional da temática, a clareza metodológica e a disponibilidade de agenda e infraestrutura dos espaços solicitados. Os interessados devem submeter suas ideias preenchendo o formulário eletrônico disponibilizado pela organização através do link: iconFormsforms.gle/7pa49j8533Jya1Bn7.

 

O proponente aprovado será o responsável pelo planejamento e pela condução direta da atividade. Ao término da ação, o Hub IS/UFSM poderá emitir um certificado ou declaração de atuação exclusivamente para os organizadores e ministrantes envolvidos na execução da proposta.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-1673

Publicações Recentes