Coordenador: André Weissheimer de Borba
Resumo: Os objetivos desta ação são: definir, interpretar e sinalizar trilhas pedestres nos geomonumentos Pedras das Guaritas, Serra do Segredo, Serra de Santa Bárbara e Alto de Caçapava; projetar e instalar, com recursos a serem pleiteados junto a instâncias diversas, cinco miradores de observação da paisagem em Caçapava do Sul; projetar, construir e oferecer à comunidade local e aos turistas um centro interpretativo para a geodiversidade e a paisagem de Caçapava do Sul, para funcionar como centro de visitantes e como sede do futuro ‘Caçapava Geoparque’.
A interpretação ambiental e geopatrimonial é uma das bases de qualquer estratégia de geoconservação, sobretudo quando tal estratégia pretende, no futuro, buscar uma certificação pela UNESCO. Trilhas interpretativas e o potencial de Caçapava do Sul para as estradas paisagísticas e para a implantação de miradores já foram temas de trabalhos científicos na geografia/UFSM, e agora podem se tornar realidade. Um centro interpretativo, como base central para a recepção de turistas e familiarização com a paisagem local, é requisito primordial para uma estratégia de geoparque.
Ações previstas:
- Sinalização e interpretação de quatro trilhas pedestres no geomonumento Pedras das Guaritas, através de oficinas com escolas, tanto para a manufatura das placas quanto para a efetiva instalação das mesmas, além de eventuais aplicações de tinta spray nas rochas, ao longo do percurso;
- Idealização e projeto de cinco miradores (mirantes, belvederes) de observação e interpretação da paisagem, em pontos já selecionados em trabalhos anteriores sobre estradas paisagísticas e em estratégias já existentes dentro da própria Prefeitura Municipal;
- Início da formatação da proposta/projeto de centro interpretativo para o ‘Projeto Caçapava Geoparque’: projeto arquitetônico, projeto de intervenção/restauro das paredes do antigo Clube Recreativo, projetos individuais das salas temáticas, início das tratativas com empresas-juniores de Engenharia & Arquitetura, Controle/Automação, Sistemas de Informação e com docentes/estudantes de Educação Física;
- Divulgação do projeto, em seus diversos aspectos, em eventos relacionados à geoconservação, ao patrimônio geológico e aos geoparques.
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