O Programa
O Programa “Ações de Visibilidade e divulgação de Programas e Projetos de Extensão da UFSM (2015-2017) tem o objetivo de iniciar, articular e desenvolver ações específicas de divulgação das atividades de extensão efetivadas pela Universidade Federal de Santa Maria em sua região de abrangência, promovendo, em especial, a socialização do conhecimento produzido por meio da relação dialógica entre Universidade e diferentes setores da sociedade. Alinhado ao proposto pela Política Nacional de Extensão (PNE), o programa visa a produção de diferentes materiais de comunicação e divulgação científica, de circulação periódica, bem como publicações específicas, direcionadas e abertas aos diferentes agentes da extensão, docentes, técnicos, discentes e comunidade. De um ponto de vista mais geral, esperamos contribuir com os objetivos dos diferentes programas e projetos de extensão da UFSM, aumentando sua visibilidade e contribuindo para a circulação do conhecimento produzido por eles em conjunto com os públicos atendidos por meio de revistas, cadernos especiais, livros e materiais jornalísticos, observando os eixos temáticos definidos pela PNE.
Revista Extenda
Publicada semestralmente em formato digital, a revista Extenda traz reportagens sobre programas e projetos de extensão da UFSM, ouvindo os diferentes atores dessas ações. É produzida por dois núcleos de professores e bolsistas/repórteres, no Campus de Frederico Westphalen e no Campus de Santa Maria (com apoio do Lex – Laboratório de Experimentação em Jornalismo).
Leia todas as edições: Extenda – Revista de Extensão da UFSM
Contato: dialogosextensao@gmail.com; visibilidadeextensao@gmail.com; (55)3744-0660
Extenda Rádio
A marca Extenda chega a rádios comunitárias e educativas da região de abrangência da UFSM. Os programetes, de cerca de quatro minutos cada, abordam os reflexos do diálogo entre UFSM, sujeitos, grupos e instituições de diferentes municípios, falando de projetos que têm trazido melhorias sociais e consolidado linhas de atuação da extensão no espaço de abrangência dos diferentes campi da Universidade.
Ouça e baixe gratuitamente todos os programetes:
Extenda TV
Séries anuais de programas produzidos em parceria com a TV Campus, falando da interação entre UFSM e comunidades em diferentes municípios da região de abrangência da Universidade.
Série Cadernos de Extenção
A Série é composta por materiais em formato digital, como cartilhas/cadernos, de autoria individual ou coletiva, com conteúdo originado a partir de experiências, programas e projetos de extensão, que sirvam aos propósitos de ensino, pesquisa e extensão.
Os Cadernos foram lançados no início do ano de 2017 pela Editora PRE, e agora estão disponíveis, no Repositório Manancial, para acesso de toda comunidade acadêmica. Ao todo foram lançados oito cadernos, e há previsão do lançamento de mais oito obras em dezembro.
Link para acesso: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3074
Editora PRE
A Editora PRE surgiu em 2015 e, ao longo do ano, constituiu seu Conselho Editorial e definiu ações, bem como a estrutura e o fomento necessários para sua efetivação. A Editora tem como objetivo promover a publicação de materiais acadêmicos que contribuam para a divulgação das ações realizadas junto aos projetos e programas de extensão da UFSM.
A Editora PRE encerrou o ano de 2015 com a chamada para submissão de originais visando à publicação da primeira Série Cadernos de Extensão,que prevê a publicação de materiais em formato digital, como cartilhas/cadernos, de autoria individual ou coletiva, com conteúdo originado a partir de experiências, programas e projetos de extensão, que sirvam aos propósitos de ensino, pesquisa e extensão. A Série será lançada em dezembro de 2016.
Para a pró-reitora de Extensão da UFSM, Teresinha HeckWeiller, existe uma grande necessidade da UFSM de divulgar sua produção acadêmica em extensão. “O fato de termos um projeto que busca acolher essa produção na nossa universidade fornece novas possibilidades de compartilhar esse conhecimento. Trata-se de uma contribuição coletiva da UFSM para a sociedade, algo que faltava dentro da nossa universidade para que essa possa cada vez mais cumprir sua missão social”, constata a pró-reitora.