O Integra Antiga Reitoria ocorreu dia 30/09/2025 e contou com a participação dos projetos sediados no prédio: Royale, Pró-Saúde, Tecendo Santa Maria, Esperançando, Migraidh, Pilão, Espaço Nise da Silveira, UFSM nas Ruas, Curso de Extensão em Música, Pré-Universitário Alternativa, Orquestrando Arte, Consolidação do Monumento Alemoa, Dança de ruas, Terapia Ocupacional na Reabilitação pós lesão encefálica, Verdadeiramente, Incubadora Social, Assistência Jurídica e convidados como Era Rede que me Faltava e CPD. O encontro teve como objetivo trocar experiências e aumentar as conexões entre os usuários dos espaços do complexo Cultural Antiga Reitoria.
Daniele Vieira, estudante do curso de Jornalismo e integrante do VerdadeiraMente, explicou que na tarde do último dia 30 de setembro, o projeto esteve entre os cerca de vinte projetos de extensão das mais diversas áreas que participaram do evento Integra Antiga Reitoria. A iniciativa, realizada no prédio histórico da antiga administração da UFSM, buscou dar visibilidade às ações desenvolvidas no espaço e fortalecer os vínculos entre os grupos que atuam no local.
Segundo os organizadores do evento, o Complexo Multicultural Antiga Reitoria conta com a circulação diária de aproximadamente 300 pessoas e se consolidou como um polo de extensão. O Integra foi pensado justamente para para estreitar laços entre os projetos e chamar atenção para a importância daquele espaço.

Durante a fala de abertura, o coordenador de Cidadania da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, Victor de Carli Lopes, ressaltou que muitas das iniciativas sequer se conhecem umas às outras apesar de estarem tão próximas fisicamente. Ele lembrou: “Esse evento é para nos aproximar, para que os projetos possam colaborar uns com os outros”.
Em seguida, a administradora do Complexo, Jeanne Mainardi, chamou atenção para a relevância social do momento: “Nosso objetivo é, além de divulgar a extensão, mostrar que a Antiga Reitoria está viva, e muito viva, cada vez mais, trazendo benefícios para toda a comunidade. Hoje, a maior parte dos espaços já está ocupada e a ideia é que nenhum fique sem uso”, pontuou.
Para o Pró-Reitor de Extensão da Universidade, Flavi Lisboa Ferreira Filho, o evento teve também caráter simbólico. Ele enfatizou o evento como uma oportunidade de aproximar projetos, construir redes e mostrar que o local é um “espaço de conexão da UFSM com a cidade”.
A coordenadora do curso de Jornalismo e do projeto VerdadeiraMente, professora Luciana Carvalho, destacou a importância da presença do projeto no Integra. “Estarmos entre os projetos de extensão que atuam na Antiga Reitoria nos fortalece, possibilitando trocas muito ricas. Além disso, o local tem um valor histórico e afetivo”, afirmou.
No momento de exposição dos projetos, o VerdadeiraMente foi representado por Daniele Vieira, estudante do 8º semestre de Jornalismo, que apresentou ao público o trabalho de combate à desinformação em saúde mental, com ênfase na divulgação científica e no engajamento social. Para ela, participar do Integra foi uma experiência de aprendizado “Apresentar o Verdadeiramente significou não só dar visibilidade ao nosso trabalho, mas também conhecer outras iniciativas e perceber como a extensão nos conecta de forma concreta à comunidade”, relatou.
O Integra Antiga Reitoria mostrou, mais uma vez, a força da extensão, reunindo projetos de diferentes áreas que, embora distintos em suas propostas, compartilham o mesmo objetivo: transformar realidades e aproximar a universidade da sociedade.