Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM realiza abertura da 40ª JAI e premia destaques em ensino, pesquisa, extensão e inovação

Evento marcou o início da Jornada Acadêmica Integrada com homenagens a servidores, docentes, estudantes e representantes da comunidade externa



A 40ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria teve a sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (3), no Centro de Convenções da instituição. O evento, que segue ao longo da semana, reúne apresentações de trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e pós-graduação, totalizando mais de 7,3 mil submissões em diferentes áreas do conhecimento.

Durante a cerimônia, autoridades acadêmicas destacaram o papel da JAI como espaço de formação, troca de saberes e consolidação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O coordenador do evento, professor Leandro Souza da Silva, ressaltou o empenho da equipe organizadora e o envolvimento de diversos setores da UFSM. “São muitas mãos trabalhando desde março para tornar a JAI possível. O evento é resultado do esforço coletivo de docentes, técnicos e estudantes comprometidos com a universidade pública”, afirmou.

O reitor Luciano Schuch também destacou o impacto da Jornada na trajetória dos estudantes. “Muitos iniciam aqui sua primeira experiência acadêmica, apresentando trabalhos e conhecendo a pesquisa, a extensão e a inovação de perto. É um evento que sintetiza o que a UFSM tem de melhor”, declarou.

 

Premiações reconhecem destaques da UFSM

A cerimônia também foi marcada pela entrega dos prêmios institucionais, que reconhecem o trabalho de estudantes, docentes, técnicos e representantes da comunidade em diferentes áreas de atuação. Foram anunciados os vencedores nas categorias ensino, pesquisa, extensão, inovação, imprensa e pós-graduação.

O Prêmio Destaque Extensionista foi concedido a três pessoas que representam diferentes segmentos da comunidade universitária: Luciane Maria Colla, docente do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos; Flávio Augusto Preto, técnico-administrativo em educação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); e Cátia Cilene Vilela de Morais Duarte, representante da comunidade externa de Caçapava do Sul.

O prêmio é atribuído a um docente, um técnico-administrativo e um membro da comunidade externa que possuem reconhecida trajetória de trabalho extensionista em prol da parceria entre a UFSM e a sociedade.

Egressa da UFSM, Cátia Duarte destacou a importância dessa parceria no desenvolvimento das comunidades locais. Segundo ela, o vínculo entre a universidade e o município de Caçapava do Sul tem sido fundamental para promover a igualdade racial e impulsionar projetos comunitários.

“A universidade cumpre um papel fundamental ao disponibilizar projetos, professores e bolsistas para atender às demandas sociais. Isso é determinante para o desenvolvimento da comunidade”, afirmou.

Ela também relatou a emoção de retornar à instituição para ser homenageada: “Voltar à UFSM e ser reconhecida é algo muito importante para mim. Esse prêmio é um divisor de águas na minha trajetória e me inspira a seguir contribuindo com a comunidade”.

Durante a cerimônia, também foram anunciados os premiados nas demais categorias institucionais da JAI. O Prêmio Destaque Extensionista Docente e o Prêmio Destaque Extensionista Técnico-Administrativo em Educação reconheceram servidores com atuação expressiva na área de extensão, reforçando o papel da UFSM na articulação entre conhecimento acadêmico e transformação social.

Entre os outros homenageados, estiveram os vencedores dos prêmios de Destaque em Ensino, Destaque em Pesquisa, Destaque em Inovação — incluindo as categorias Invenção no Mercado, Pesquisador da Empresa e Startup Inovadora — e Destaque na Imprensa, concedido à coordenadora do projeto de extensão Zelo, reconhecido pela divulgação de iniciativas extensionistas.

A noite também marcou a entrega do Prêmio de Tese da UFSM (PIBTese), iniciativa da Editora UFSM em parceria com a PRPGP, que valoriza a qualidade das pesquisas de doutorado desenvolvidas na instituição. Entre as teses premiadas, estiveram trabalhos das áreas de Ciências Biológicas, Educação e Física.

Desde o ano passado, a UFSM também concede o Prêmio Destaque na Imprensa, voltado a servidores ou estudantes que se sobressaem no atendimento à imprensa interna e externa da instituição. O critério de seleção é baseado no maior número de atendimentos registrados pelo Núcleo da Agência de Notícias da UFSM, unidade integrante da Coordenadoria de Comunicação Social e responsável pelo serviço de assessoria de imprensa da universidade. Nesta edição, o prêmio foi concedido à Fabiana Stecca, coordenadora do projeto de extensão Zelo, reconhecida pelo trabalho de divulgação e relacionamento com a imprensa.

 

Jornada que integra ensino, pesquisa, extensão e inovação

O reitor Luciano Schuch e a reitora eleita Martha Adaime, presentes na solenidade, destacaram a importância da JAI como um espaço de formação acadêmica e de fortalecimento institucional. Para Schuch, a Jornada é um dos eventos que mais representam a essência da universidade pública: o diálogo entre a ciência e a sociedade.

Durante a cerimônia, o reitor também relembrou sua própria trajetória como estudante da UFSM e participante da JAI, enfatizando o papel transformador da iniciação científica e da extensão universitária.

Além das apresentações de trabalhos nos salões de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, a programação da 40ª edição inclui a JAI Jovem e a JAI Mirim, que reúnem estudantes do ensino médio e das séries iniciais da educação básica. 

Encerrando a cerimônia, a professora Natacha Claes, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), ministrou a palestra “Inteligência artificial no mundo acadêmico: transformação em pesquisa, produção e ensino”, com mediação do professor José Martins Remédio, do Departamento de História do CCSH. A temática foi escolhida como eixo central da campanha da JAI 2025.

 

Texto: Gabriele Mendes, bolsista de Jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista de Revisão Textual da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Fotos: Gabriele Mendes e Reprodução/Agência de Notícias UFSM.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-14178

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes