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Gestão por Competências na UFSM

Vídeo 1: O Que é a Gestão por Competências?

Objetivo

Realizar o mapeamento das competências dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria, fornecendo subsídios para a introdução do modelo de gestão por competências na instituição, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos.

Benefícios da Implantação da Gestão por Competências na UFSM

  • Planejamento da Força de Trabalho: adequado aproveitamento do potencial humano, alinhando os perfis dos servidores às demandas da instituição;
  • Recrutamento e Seleção: irá possibilitar a adequação dos processos seletivos de novos servidores;
  • Capacitação e Desenvolvimento: fornecerá subsídios para estruturar programas de treinamento (trilhas de aprendizagem) voltados ao desenvolvimento das competências necessárias;
  • Gestão do Desempenho: adequação do processo de avaliação de desempenho, atendendo às diretrizes do Plano de Carreira (PCCTAE) e permitindo uma avaliação de desempenho estratégica voltada às necessidades reais de cada unidade/ subunidade;
  • Atender às exigências dos órgãos de controle (CGU, TCU);
  • Possibilitar a implementação de uma gestão estratégica de pessoas, moderna e efetiva, alinhada à administração pública gerencial e voltada às competências;
  • Reduzir ao máximo a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais e as já disponíveis no contexto da instituição;
  • Auxiliar os gestores a dar feedback às pessoas sobre como estão em relação às competências necessárias para o desempenho de suas atividades.

Classificação das Competências

Vídeo 2: O que é Mapeamento de Competências

Fases

1ª Fase – Definição das competências organizacionais baseadas nos documentos estratégicos da UFSM, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão, validadas pela alta direção. (Concluída)

2ª Fase – Definição das competências comuns norteadas pelas competências organizacionais e validadas pelos servidores da UFSM; (Concluída)

3ª Fase – Definição das competências gerenciais com base nos resultados do Lidere: Programa de Desenvolvimento de Gestores da UFSM e no Programa de Avaliação de Desempenho, validadas pelos servidores da Instituição; (Concluída)

4ª Fase – Definição das competências específicas, com base nos processos de trabalho, validadas com as equipes responsáveis. (Em andamento)

Competências Mapeadas

Contato: progep@ufsm.br