Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programas das Incubadoras

Permite que alunos de nível técnico ou graduação possam realizar suas atividades finais de curso no ambiente das empresas residentes nas incubadoras do ecossistema da região.

COMO FUNCIONA?
  1. O aluno e o professor orientador entram em contato com a empresa para desenvolver seu trabalho, estágio extracurricular ou estágio curricular, seguindo as orientações legais de estágio e TCC da Universidade Federal de Santa Maria.
  2. Ao longo de um semestre, as atividades executadas pelos alunos recebem orientações e direcionamentos do professor orientador e supervisor do projeto da empresa.
  3. No final do semestre, a equipe da Coordenadoria de Educação Empreendedora realiza o levantamento de todos os trabalhos realizados, conforme notas obtidas, e, assim, o trabalho com melhor desempenho é premiado durante a solenidade de formatura ou em momento indicado pela coordenação do curso do trabalho em destaque.
Servidor Anderson Paim (AGITTEC), entregando o prêmio para Mayara Bastos no dia da formatura.

“Participamos da Feisma e de outros eventos, e tudo foi aprendizado, uma experiência incrível, conhecemos diversas pessoas e até futuros fãs! Acredito que o Bruno (CEO da Warp) enxergou um potencial em mim e decidiu investir no meu trabalho. Gostaria que as empresas, de qualquer tipo ou tamanho, pudessem ter essa mesma visão e dar oportunidades a estudantes como eu. Nós estamos com sede de aprender e de querer aplicar a teoria na prática, mas muitas empresas são fechadas a novas ideias. Quando ouvi meu nome sendo chamado durante a colação, meu coração disparou! Não conseguia acreditar, e nem sabia como reagir também. O prêmio é resultado de muito trabalho duro, de noites sem dormir e de muitas buscas por bibliografias, já que o tema de videogames relacionado com administração é muito novo, e raro de se encontrar na academia brasileira”.

– Mayara Bastos

O Projeto Sinergia tem como objetivo estimular o espírito empreendedor na comunidade acadêmica, estabelecendo conexões entre empresas residentes na incubadora Pulsar e alunos de graduação e pós-graduação. Sob a orientação do professor responsável pela disciplina, os alunos desenvolvem soluções teóricas e práticas para atender às demandas das empresas participantes do Sinergia no semestre vigente.

 

COMO FUNCIONA?
  1. A Coordenadoria de Educação Empreendedora recebe as demandas das empresas incubadas e busca professores interessados.
  2. Os professores e os sócios das empresas se reúnem para alinharem às expectativas do Sinergia em sala de aula.
  3. As empresas, por meio de seus sócios, são apresentadas aos alunos participantes do Programa Sinergia;
  4. Os alunos são divididos em grupos e recebem as demandas apresentadas pelas empresas, trabalhando em soluções ao longo do semestre;
  5. Ao final do semestre, as propostas elaboradas pelos grupos são avaliadas pelos empresários, podendo ser aplicadas pelas empresas, gerando reconhecimento aos alunos e complementando a formação em sala de aula.

O Programa consiste na oferta de bolsas de inovação tecnológica aos alunos de ensino técnico, tecnológico e de graduação para elaboração de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os projetos devem ter impacto tecnológico e industrial para aplicação da solução nas demandas apresentadas pelas empresas residentes nas incubadoras do ecossistema da região.

Podem participar professores coordenadores de projetos de pesquisa registrado no portal de projetos da Universidade Federal de Santa Maria e alunos de ensino técnico, tecnológico e de graduação com matrícula regular.

O Programa FIT Empreende (FIT-EMP) é uma oportunidade de aliar teoria e prática por meio da pesquisa aplicada dentro de empresas incubadas, fomentando o empreendedorismo na Universidade e região. As empresas incubadas ganham por meio da aproximação das atividades dos laboratórios e do conhecimento desenvolvido pelos alunos nas soluções de suas demandas.

O objetivo das Maratonas é proporcionar o desenvolvimento da inovação e práticas empreendedoras por meio de uma disputa positiva de ideias entre grupos multidisciplinares, através da:

  • Investigação de desafios reais da sociedade, com temas específicos e definidos em cada edição do evento;
  • Promoção de uma imersão em ambiente destinado à criação de soluções através de raciocínio investigativo, criativo e colaborativo;
  • Desenvolvimento das habilidades de empreendedorismo e inovação das equipes.
  • Promoção do desenvolvimento da inovação e suas implicações econômicas, a partir da criação de um mínimo produto viável;
  • Promoção de momentos de aprendizado e experiência com mentorias e banca de avaliação.

As maratonas de inovação são realizadas para dois públicos distintos.

UFSM INOVA (em parceria com a PROGEP):

  • público-alvo são os servidores
  • capacitação com o objetivo de aprender e replicar a metodologia em sala de aula e ambientes de trabalho da UFSM, com o foco na busca pela criação de ideias inovadoras para solução de problemas.

MARATONAS DE INOVAÇÃO – IDEATHON: para discentes, de forma segmentada, utiliza-se a mesma metodologia para criação e desenvolvimento de ideias para solução de problemas em uma das unidades de ensino da Universidade.

As Maratonas de Inovação acontecem, preferencialmente, em pelo menos um dia com duração de 12 horas, algumas são ministradas pela equipe da Coordenadoria de Educação Empreendedora e outras por empresa especializadas na metodologia e contratadas pela PROINOVA via projeto.

Podem participar professores coordenadores de projetos de pesquisa registrado no portal de projetos da Universidade Federal de Santa Maria e alunos de ensino técnico, tecnológico e de graduação com matrícula regular.

O Programa FIT Empreende (FIT-EMP) é uma oportunidade de aliar teoria e prática por meio da pesquisa aplicada dentro de empresas incubadas, fomentando o empreendedorismo na Universidade e região. As empresas incubadas ganham por meio da aproximação das atividades dos laboratórios e do conhecimento desenvolvido pelos alunos nas soluções de suas demandas.

As palestras para turmas acontecem por solicitação dos professores.

No encontro o objetivo é apresentar a PROINOVA, a Pulsar Incubadora e o InovaTec Parque Tecnológico e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os temas relacionados ao empreendedorismo e inovação.

A apresentação passa pelos seguintes tópicos:

  • o que é a PROINOVA e seu papel na UFSM e sociedade?
  • organograma da PROINOVA
  • Papel da Incubadora PULSAR e InovaTec.
  • O que é Empreendedorismo, Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia?
  • Oportunidades da Coordenadoria de Educação Empreendedora (Bolsas FIT, Sinergia, TCC/Estágio Empreendedor e Maratonas de Inovação)
  • Como fazer parte das ações de Inovação e Empreendedorismo da UFSM e ecossistema de inovação da cidade e região?

A cada encontro a equipe leva exemplos práticos sobre empreendedorismo relacionados à área de estudo da turma que solicitou a palestra. Quando há disponibilidade dos empresários, convidamos representantes das empresas residentes na Incubadora Pulsar e InovaTec para apresentar sua experiência e trajetória.

O encontro também tem o objetivo de estimular o interesse dos discentes pelo empreendedorismo e inovação a fim de agregar conhecimento que os tornem profissionais ainda mais completos para o mercado de trabalho.

Para agendamento, clicar no link abaixo e preencher o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1clbBnP9C9cP02UReVIOzu9L-VkDMK4keCxwdLlBvnI4/edit

A equipe receberá a solicitação e entrará em contato.