A Pró-Reitoria de Planejamento é composta por 5 coordenadorias tendo uma equipe de cerca de 17 pessoas, atuando em questões que envolvem desde o planejamento da universidade, orçamento, convênios, atos normativos, regulação de cursos, etc.
Com o intuito de apresentar cada uma destas coordenadorias, a PROPLAN apresenta uma série de artigos “CONHEÇA A PROPLAN”.
Nesta primeira edição apresentamos a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional – COPLAI.
Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional
Coordenadoria composta por 2 servidores técnico-administrativos e um estagiário, tem como missão:
“Promover e apoiar a Comissão Própria de Avaliação (CPA) /UFSM na realização da avaliação periódica das atividades desenvolvidas na Universidade, bem como cumprir o processo regulatório proposto pelo Ministério da Educação (MEC), apoiando na realização de diagnóstico propositivo e socializando os resultados a fim de subsidiar o planejamento e a tomada de decisão para a melhoria da qualidade institucional”.
Foto: da esquerda para a direita: Coordenadora- Marcia Lorentz, estagiária- Jéssica, servidor Douglas.
Dentre suas atividades podemos destacar:
{slider Avaliação institucional|blue}
Quanto ao processo de Avaliação Institucional:
|
{slider Regulação do Ensino Superior|red}
Além de atividades ligadas à autoavaliação institucional, a COPLAI também é responsável pelo processo de Regulação na Instituição, que é destinado a inserir as informações nos sistemas e-MEC, ARCU-SUL, ENADE e Censo Superior, com as seguintes atribuições:
|
{/sliders}
COPLAI EM NÚMEROS
{tab Avaliação Institucional|blue}
A COPLAI participa ativamente de todo o processo referente à aplicação do instrumento de autoavaliação, desde o planejamento até a análise dos dados.
A última pesquisa de autoavaliação foi realizada entre 20 de outubro e 23 de novembro de 2014 e contou com a participação de seis segmentos na modalidade presencial (gestor, docente, técnico-administrativo em educação, discente de graduação, de pós-graduação e de ensino médio, técnico e tecnológico), conforme Gráfico abaixo.
Além disso foi aplicada a pesquisa aos segmentos pertencentes à modalidade Ensino a Distância (EAD) e segmentos ligados ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A aplicação do instrumento de autoavaliação é fundamental para toda instituição de caráter educacional e função social que tenha o propósito de executar ações de qualidade com transparência. O objetivo da pesquisa é avaliar aspectos referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão nas diversas unidades da UFSM.
{tab Regulação do Ensino Superior|red}
Na COPLAI é realizado o acompanhamento diário do Sistema e-MEC, onde, entre outros processos, se destacam os de reconhecimento de curso e de renovação de reconhecimento de curso.
Durante o ano de 2015 foram concluídos 05 processos de reconhecimento de curso e a Instituição possui 12 processos em andamento.
E quanto aos processos de renovação de reconhecimento, ainda não há conclusões de processos no ano de 2015; contudo, foram 11 processos concluídos em 2014, além de 32 em andamento no ano de 2015.
Ao longo de 2014, a UFSM recebeu 19 visitas de Comissões de Avaliação do INEP/MEC, e em 2015 já foram 4 visitas, as quais contam com o apoio e acompanhamento da COPLAI.
{/tabs}
{module REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO}