Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proplan comemora 50 anos com propósito de tornar a administração pública mais integrada e acessível

Em evento, servidores celebraram meio século de avanços e compartilharam objetivos para os próximos anos



Participantes do evento puderam homenagear a Proplan através de mensagens (Foto: Ana Laura Iwai)

Nesta quarta-feira (14), a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) comemorou 50 anos da área na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em evento no Salão Imembuí, localizado no prédio da Reitoria. Ao longo do dia, representantes de diferentes coordenadorias relataram seus trabalhos, metas para o futuro e dialogaram sobre o objetivo de tornar os serviços cada vez mais integrados e harmonizados.

No início da manhã, estudantes do Curso de Dança Licenciatura apresentaram a Coreografia “Speculum temporis”, durante a abertura do evento. Os presentes também podiam deixar alguma mensagem para  a Pró-Reitoria e sua equipe.

Apresentação do Curso de Dança Licenciatura (Foto: Ana Alicia Flores)
Apresentação do Curso de Dança Licenciatura (Foto: Ana Alicia Flores)

Tributo à história

A Proplan coordena as atividades de planejamento, orçamento e modernização administrativa no âmbito da UFSM, com a emissão de pareceres sobre convênios, contratos, ajustes e acordos. Também analisa informações internas e externas à Universidade, necessárias para a avaliação do esforço educacional e à tomada de decisões da gestão. Criada em 1972, a Pró-Reitoria teve seu início como uma assessoria ligada ao Gabinete do Reitor. Em 1978, por meio de uma resolução do Conselho Universitário, estabeleceu-se no formato atual.

Nilza Zampieri e Martha Adaime, ex-pró-reitoras de Planejamento, dialogaram sobre os 50 anos da Proplan (Foto: Ana Alicia Flores)

Como forma de homenagem a todos que contribuíram para sua história, o evento contou com a participação de diretores das unidades de ensino, docentes, técnicos-administrativos em educação, estudantes, e antigos pró-reitores. No painel “50 anos de planejamento da UFSM”, antigos pró-reitores relataram suas experiências, desafios e realizações frente à Proplan. O atual pró-reitor de Planejamento, Rafael Lazzari, afirmou que muito além de um diálogo, o evento se reveste de um simbolismo, ao considerar a comemoração na mesma data dos 62 anos da Universidade. Em seu pronunciamento, salientou que, em um ano turbulento, de insegurança orçamentária, é preciso parar e refletir sobre “o que queremos dos nossos setores, dos nossos cursos e da Instituição”. Lazzari ressaltou que não se pode perder de vista a satisfação dos estudantes e servidores em pertencer à UFSM,  com o envolvimento, a imagem institucional e a relação com a sociedade continuamente em voga. 

A partir disso, o gestor reiterou a importância do trabalho realizado pela Proplan e a responsabilidade de todos, em sua atuação como servidores, com o compromisso institucional e o senso de coletivo. “Não adianta só planejar, é preciso também ter ação”, destacou o pró-reitor, ao demandar os colaboradores a continuarem trabalhando fortes e unidos. Após sua fala, o professor prestou homenagem à vice-reitora, Martha Adaime, por sua contribuição à Proplan, enquanto ex-pró-reitora.

Luciano Schuch destacou a importância do setor de planejamento para a Universidade (Foto: Ana Alicia Flores)

O reitor, Luciano Schuch, também lembrou dos 62 anos da Universidade, e se disse honrado por acompanhar este momento da história da Universidade. Ele afirmou que a integração dos setores de planejamento, tecnologia da informação e comunicação da Universidade vem dando resultados exitosos. Na visão dele, a Pró-Reitoria de Planejamento está cada vez mais profissional. “Nunca tivemos tantos dados e de fácil acesso. São dados para tomarmos decisões, que direcionam nossos investimentos”, destacou. Schuch lembrou ainda que o planejamento da UFSM é referência até mesmo para o Ministério da Educação (MEC), que já buscou auxílio da Instituição para um trabalho referente à divulgação de dados do sistema nacional educacional.

A vice-reitora, Martha Adaime, que atuou como pró-reitora da Proplan durante a gestão anterior da UFSM, relatou que quando foi convidada para o cargo, recebeu como um grande desafio a sua carreira. Ainda,  lembrou que a Proplan sempre teve a característica de ser uma família, e segue assim, com todos comprometidos com o trabalho, ao manterem o órgão no auge de sua importância para a UFSM, mostrando indicadores que vão ajudar a apontar o futuro. Marta destacou também que as formas de gerir mudaram durante todos esses anos de trabalho, o que trouxe  novos desafios e outras demandas no processo de aperfeiçoamento do ofício. 

Frank, Fernando e Joeder falaram sobre a importância da Proplan em diferentes momentos da Universidade (Foto: Ana Alicia Flores)

A seguir, o economista e também ex-pró-reitor de planejamento, Frank Leonardo Casado, contou que desde seu início na pasta, sempre procurou se atualizar para melhorar seu trabalho, ao saber que as necessidades mudam. Frank, que atualmente é assessor especial de Controle Interno da UFSM, relatou que o principal objetivo da Proplan é trabalhar com eficiência e gerar impacto na sociedade. 

Por fim, Joeder Campos Soares, coordenador de Planejamento Econômico (COPLEC), mencionou que, no período de pandemia, a Pró-reitoria  se mostrou ainda mais importante ao prestar suporte à comunidade acadêmica, com trabalho em equipe, resiliência, sabedoria e cooperação mútua. Joeder, participou em tempo real por chamada de vídeo, comemorou os resultados obtidos até o momento, ao mesmo tempo em que destacou a importância de pensar no futuro.

A integração de intenções 

Rafael Lazzari afirmou que a integração nas atividades do setor é fundamental para o desenvolvimento do trabalho (Foto: Ana Alicia Flores)

Na parte da tarde, representantes de diferentes setores da Pró-Reitoria realizaram o painel “Proplan de cara nova: 2022 e além”, quando cada um pôde contar seus respectivos trabalhos e objetivos para o futuro. 

O pró-reitor Rafael Lazzari ressaltou qual é o grande objetivo que norteia as atividades do órgão: a integração. Segundo o gestor, faz-se necessário criar alternativas para as novas realidades que surgem e, enquanto membros da administração da Universidade, os servidores são essenciais para o funcionamento da própria em sua finalidade máxima – a formação de profissionais e o fomento à pesquisa. Isto é, para que um pesquisador consiga ter os recursos ideais para seu ofício, há todo um empenho dentro dos setores para tornar possível a realização dos serviços prestados pela UFSM. Desse modo, Rafael quis passar a mensagem de que a integração é a harmonia e conexão entre direções dos centros, unidades de ensino e demais subdivisões, através do diálogo e do olhar ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).  

Reestruturar a cultura de trabalho 

Taiani Kienetz relatou avanços e desafios da modernização administrativa (Foto: Ana Laura Iwai)

Outro assunto discutido foi a Modernização Administrativa pela qual a UFSM está passando. Sobre o tema, a Coordenadora de Planejamento Administrativo (COPLAD), Taiani Kienetz, falou sobre a reestruturação, seus avanços e desafios. De acordo com Taiani, a Modernização Administrativa tem por objetivos o mapeamento e a otimização dos processos da Universidade, com a implantação de um modelo de gestão baseado em processos, alinhado com a tecnologia da informação (TI) e com novas ferramentas de gestão, a fim de atingir as metas do PDI.

Para Taiani, reestruturar não é somente encaixar e trocar pessoas de cargos, mas sim mudar a cultura de um lugar e portanto, o modo como uma função é vista e relacionada com seu entorno. Até o momento, seis reestruturações foram realizadas em centros de ensino (Centro de Tecnologia, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Ciências Rurais, além do campus da UFSM em Frederico Westphalen) e mais três de Pró-Reitorias (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão). Para 2023, já está prevista a consolidação da Pró-Reitoria de Inovação bem como a reestruturação da própria Proplan. Mesmo com estes avanços, a coordenadora conta que é um processo lento, coberto de trâmites e solicitações entre diversos órgãos. Dentre esses esforços, Taiani entende que uma resolução precisa chegar ao usuário final para ter validade, ou seja, este precisa estar a par das mudanças que o afetam.

Em relação às transformações sofridas pela Proplan, a administradora cita a adesão ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), comandado pelo Ministério da Economia. Ele tem por objetivo avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, a fim de otimizar suas políticas públicas e conferir mais eficiência ao gasto público. Sendo assim, a coordenadora da COPLAD afirma que o grande desafio do setor é balancear as exigências financeiras do Ministério supracitado com as exigências do Ministério da Educação, o qual a Universidade é vinculada.

Captação de recursos em Fundações de Apoio  

Márcia Lorentz abordou as relações da Universidade com Fundações de Apoio (Foto: Ana Laura Iwai)

A seguir, foi a vez de Márcia Lorentz, Coordenadora de Projetos e Convênios (COPROC), relatar como o trabalho do setor com fundações de apoio auxilia pesquisadores da Instituição, principalmente em um período de cortes orçamentários.

A partir da Resolução UFSM nº 089, de maio de 2022, o vínculo da UFSM com as fundações foi regulamentado, com o propósito de executar projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, além de estimular a inovação e a prestação de serviços na Universidade, em parceria com instituições públicas ou privadas. Nesse sentido, Márcia revela que há cada vez mais esforços na busca de recursos externos para projetos da Universidade, como, por exemplo, a partir de emendas parlamentares. Outra ilustração dos benefícios desse modelo é a mais nova parceria do Centro de Tecnologia (CT) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que atrairá cerca de 7 milhões de reais para a Universidade em cinco anos. Não obstante, a relação da UFSM com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) é estreitada constantemente. 

A TI como aliada 

Gustavo Kantorski destacou a importância da UFSM acompanhar os desenvolvimentos na área de TI (Foto: Ana Laura Iwai)

Em relação ao papel da Tecnologia da Informação (TI) nas melhorias em planejamento, o Centro de Processamento de Dados (CPD) foi representado por seu diretor, o analista de TI Gustavo Kantorski. Em sua fala, ele afirmou que as mudanças na área exigem que a Instituição as acompanhe. Com mais de 30 mil pontos de rede espalhados pelo campus e 60 Km de fibra ótica, a UFSM interage com a sociedade através dessa tecnologia, entende o analista. Ainda, Gustavo acredita que esse aspecto se tornou ainda mais perceptível durante a pandemia, quando a TI foi o cerne para que as atividades da Universidade continuassem a acontecer e realizar seus trabalhos.

Aliado a isso, o diretor diz que houve uma mudança cultural na Instituição quanto à análise de dados. Segundo Gustavo, o conhecimento extraído dos dados e como ele afeta o usuário final tornou-se prioridade em Tecnologia de Informação. “Hoje, a TI é multidisciplinar, por tocar toda a sociedade. Logo, ela precisa estar altamente disponível para que serviços funcionem”, destaca. Gustavo encerra sua participação ao elencar o desejo de investimentos em Inteligência Artificial para haver a solução sustentável de problemas atuais. 

Comunicação no planejamento

Maurício Dias falou sobre as relações entre comunicação e planejamento (Foto: Ana Laura Iwai)

O painel encerrou-se com o jornalista Maurício Dias, Coordenador de Comunicação Social da UFSM. Para ele, o vínculo da área à Proplan e assim, ao planejamento, é algo raro na administração pública de Instituições Federais, mas que pode ser visto de forma muito positiva. Ele entende que a união das duas esferas proporciona resultados potencializados, com a comunicação a trazer indicadores e o planejamento, por sua vez, a interpretá-los. Assim como a TI, a comunicação perpassa toda a Universidade, enfatiza Maurício.

O jornalista também ressaltou o aspecto de comunicação pública realizado pelos veículos universitários, como a TV Campus, a qual pode exibir conteúdos de diversas áreas pertinentes à sociedade, além de exibir programação de outras universidades federais. As duas emissoras de rádio da UFSM, Rádio Universidade AM e UNIFM, igualmente foram citadas por Maurício, o qual orgulhou-se do crescimento da nova programação das mesmas, repleta de colunas, comentários, entrevistas, música, dentre outros formatos. Da mesma forma, Maurício enalteceu a importância do trabalho da Revista Arco em divulgação científica, principalmente no período da pandemia, destacou o papel da Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) na produção de campanhas institucionais e da Agência de Notícias em informar tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa sobre tudo que envolve a universidade. Por fim, comentou sobre a relevância da comunicação interna na rotina de trabalho, como algo que deve ser praticado por todos.

Dados acessíveis 

Marcelo Kroth explicou sobre a importância da análise e visualização de dados (Foto: Gabrielle Pillon)

Na reta final do encontro, o coordenador de Planejamento Informacional (COPLIN), Marcelo Kroth, contou ao público como é feita a visualização de dados com o Power BI e seu uso na coleta de informações quanto às necessidades da Universidade. Aliás, sua funcionalidade se estende à elaboração do Relatório Anual de Gestão, parte integrante do processo de prestação de contas da UFSM ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Power BI (business intelligence) é uma plataforma desenvolvida pela Microsoft, com foco em facilitar, de forma visual, a análise de dados de alguma organização e ajudar os gestores a obterem percepções mais profundas e completas sobre seus dados. Uma de suas aplicações pode ser vista no site da Proplan, em que dados da UFSM podem ser comparados com os de outras Instituições Federais de Ensino pelo país. Com essa ferramenta, Marcelo afirmou a possibilidade da gestão em fazer a leitura de informações para entender qual área está mais carente ou mais abundante em cada setor, para influenciar na aplicação de recursos e políticas.  Desta maneira, o coordenador da COPLIN alertou para o desafio de tornar o conjunto de dados mais acessível à população, com a tradução das informações para uma linguagem simples e assim, atender a demanda da sociedade. Marcelo também relatou os planos de centralizar a fonte de dados da UFSM, com o propósito de integrar as informações das unidades de ensino e demais setores.

Práticas em audiovisual

Pedro Amaral falou sobre produção audiovisual (Foto: Gabrielle Pillon)

Para encerrar a programação, o editor de imagens da TV Campus, o publicitário Pedro Amaral, ministrou uma oficina a respeito dos “Fundamentos da Produção Audiovisual”. Em sua explicação, o público pode conhecer mais sobre as etapas de produção de um produto audiovisual, a escrita do roteiro com seus modelos e os principais programas de edição de vídeo, além de dicas sobre enquadramento e iluminação em fotos e vídeos. Pedro lembrou aos presentes que, quando se está em produção, deve-se definir para qual objetivo, público e plataforma o produto audiovisual em questão se destina, visto que cada um tem especificidades que devem ser consideradas no momento da produção. 

Texto: Gabrielle Pillon e Tatiane Paumann, estudantes de jornalismo
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-344-5193

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes