Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural

Clima, agrotóxicos e produção de arroz: como as condições ambientais afetam a seletividade de herbicidas

Para que a cultura do arroz tenha um bom desenvolvimento e atinja altas produtividades,
a interação entre clima e planta precisam ser monitoradas e analisadas
.

O arroz é cultivado em todos os continentes, com destaque ao continente asiático em primeiro lugar, com uma produção de 89,9% dototal mundial e, na sequência, uida está o continente americano, com 5,0%.

O arroz participa com cerca de 33% da produção mundial de cereais, sendo consumido pelas populações de todo o mundo.Nas Américas, o arroz apresenta uma grande importância na geração de divisas bem como no papel social através da geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Especificamente no Brasil, o qual se coloca em nono lugar na produção mundial, que corresponde a1,5% do total, tem se observado um ganho significativo na produtividade desse cereal ao longo dos anos aumentando de XX para YY, segundo dados da CONAB.

De acordo com a Embrapa Arroz e Feijão (2019) e o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), no ano agrícola de 2018, a produção total de arroz, no Brasil, foi de 11,7 milhões de toneladas, colhidas em 1,9 milhão de hectares, com produtividade média de 6.282 kg/ha.

Um dos aspectos importantes para obtenções de elevadas produtividades de arroz, o bom entendimento da interação clima e planta deve ser compreendido. Dentre esses aspectos, destacam-se a disponibilidade de radiação solar, temperatura do ar, precipitação pluvial e dentre outros influenciam na produção do arroz.

Para o pesquisador Luiz Fernando Dias Martini, Engenheiro agrônomo e Doutor em Fitossanidade, a semeadura no início da janela é um dos principais contribuintes para o aumento da produtividade do arroz no Sul do Brasil. No entanto, essa prática pode afetar o desenvolvimento da cultura em vista das baixas temperaturas registradas principalmente no Sul do Estado do RS. A cultura do arroz sob tais ciscunstâncias de frio, pode demonstrar injúrias de herbicidas o quais são seletivos à cultura e esses efeitos, podem ser apontados através de atraso do desenvolvimento da cultura e consequente decréscimo na produtividade, em casos extremos.

Junto com os outros pesquisadores, Martini elaborou um trabalho que foi publicado em abril, na Ciência Rural. O trabalho avaliou como as diferentes épocas de semeadura influenciam ou afetam a seletividade de herbicidas aplicados no arroz. O experimento foi realizado em Capão do Leão, RS, em duas safras distintas..

Como resultados principais, concluiu-se que, em época precoce de plantio, a interação com o frio, os herbicidas seletivos ocasionaram maior injúria à cultura porém, sem efeito significativo na produtividade de grãos; e semeadura precoce proporciona maiores níveis de produtividade. Em seguida, Martini e sua equiperealizaram uma série de estudos em condições controladas no Brasil e em parceria com a University of Arkansas, nos Estados Unidos. Em resumo, o time concluiu que o frio ocasiona estresse singificativo na planta e a mesma se torna menos capaz de metabolizar os herbicidas porém, a planta apresenta inúmeros mecanismos de defesa capazes de se defender e recuperar dos efeitos do estresse e ainda assim apresentar elevada capacidade produtiva, fato o qual se apresentou que, mesmo sob semeadura precoce, maior exposição ao frio, a cultura é mais produtiva.

Tayline Alves Manganeli
Bolsista de comunicação da Ciência Rural