Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entenda como funciona a neurologia veterinária



Quando ocorre alguma lesão na coluna vertebral é possível que o cão ou gato sofra com problemas neurológicos, tendo a sua movimentação dificultada. A neurologia veterinária é uma especialidade que trata os problemas relacionados ao sistema nervoso do animal.

O sistema nervoso dos animais é composto por tecidos delicados, responsáveis, entre elas, pela movimentação e coordenação dos músculos e geração de estímulos corporais. Por serem muito sensíveis, podem sofrer lesões e causar complicações. Foi assim que surgiu a Neurologia Veterinária.

Dentre as áreas de atuação da Medicina Veterinária, a Neurologia é a especialidade médica que estuda as doenças que envolvem o sistema nervoso. Segundo o médico veterinário Alexandre Mazzanti, doutor em Cirurgia Veterinária, são várias as doenças que podem acometer cães e gatos, sendo que as mais comuns são as que envolvem o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). Algumas doenças que envolvem o encéfalo são as de origem infecciosa e inflamatória, bem como tumores. Na medula espinhal, as doenças mais frequentes são a hérnia de disco, seguido de traumas vertebro-medulares e dos tumores medulares. Em gatos, a hérnia de disco, embora aconteça, é menos comum, tendo os traumas vertebro-medulares, tumores e as doenças infecciosas como as mais frequentes.

Para o médico veterinário, os principais sinais neurológicos que podem aparecer nos pets e indicar uma doença no encéfalo são as crises epilépticas, inclinação de cabeça, andar em círculo, mudança de comportamento (agressividade) e andar compulsivo. Quando detectados, o aconselhado é encaminhar com urgência a um médico veterinário com experiência em neurologia. “Quando a doença envolve a medula espinhal, uma atenção especial é a perda de movimentos nas patas (paraplegia), principalmente as traseiras”, indica Mazzanti. Isso porque tal sinal pode indicar uma lesão grave na medula espinhal e que, encaminhada a um especialista precocemente e tratada de forma correta, pode aumentar a chance de recuperação dos movimentos.

Há casos em que o tratamento envolve só a medicação. Porém, em outras vezes o tratamento é cirúrgico. Para Mazzanti, a recomendação é sobre a importância de encaminhar os animais a profissionais com experiência em neurologia. O Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é um exemplo. O espaço possui um Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, que funciona há quase duas décadas e atende cerca de 700 casos de neurologia e neurocirurgia anualmente. O serviço pode ser agendado através do telefone 55 9 9616-7135.

A capacidade de regeneração do sistema nervoso é distinta entre as diferentes regiões. Mazzanti cita o exemplo dos nervos, que podem se regenerar. No entanto, quando se trata do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) essa habilidade é limitada.

Tayline Manganeli
Bolsista de comunicação da Ciência Rural

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-901-109

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes