Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Mês da Consciência Negra é promovido na UFSM, que terá como patronesse Maria Rita Py Dutra

Maria Rita Py Dutra, patronesse homenageada. Foto: Revista Arco.

A data de 20 de novembro é marcada no calendário nacional como o dia da Consciência Negra. Este dia, que tem o objetivo de reforçar a memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros brasileiros que lutou para a liberdade do seu povo, será pauta das atividades acadêmicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em novembro. Através do diálogo e organização entre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e demais entidades negras da instituição, é promovido o Mês da Consciência Negra na UFSM.

O Mês da Consciência Negra também será o momento para celebrar os 10 anos de implementação das cotas raciais na instituição. Por esta razão, a Patronesse desta celebração será a Profª. Drª Maria Rita Py Dutra.

Escritora, poeta e membro da Casa do Poeta de Santa Maria/RS, Maria Rita é uma importante figura do movimento negro da cidade, pois foi uma das primeiras negras a ingressar na UFSM. “Em 1969 eu entrei na UFSM e naquela época tínhamos 3 estudantes negros aqui que eu conheci, então era uma universidade totalmente europeia”. Hoje, Maria Rita relata que as cotas são de extrema importância para tornar o ensino superior de acesso para todos os negros, estudantes de escola pública, pessoas com deficiência e indígenas.

Integrantes do Movimento Negro e membros da comissão organizadora do Mês da Consciência Negra com a homenageada.

O Mês da Consciência Negra terá abertura no evento “Abertura do Mês da Consciência Negra”, que será realizado no dia 05/11, às 20h, no Centro de Convenções da UFSM. Com entrada franca, o evento prestará homenagem à Patronesse e também contará com apresentação da cantora Deborah Rosa, cujo show conta com repertório de músicas populares brasileiras e músicas negras.

As comemorações deste mês se estenderão por toda a instituição. O GT CHEGA do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) organiza o evento “Intelectuais Negras e Negros nas Ciências Naturais e Exatas”, a  ser realizado entre os dias 19 e 21 de novembro. Com o intuito de difundir os estudos étnico-raciais da universidade e demais instituições de ensino, o evento também pretende criar uma unidade nas representações negras existentes no centro, a partir da vivência e compartilhamento teórico, cultural e de ações representativas do cotidiano.

Serviço:

Evento: Abertura do Mês da Consciência Negra

Data: 05/11, às 20h.

Local: Centro de Convenções (UFSM).

Entrada franca.

Evento: Intelectuais Negras e Negros nas Ciências Naturais e Exatas

Data: 19, 20 e 21/11, às 14h.

Local: Auditório Sérgio Pires (anexo ao prédio 17)

Entrada franca.

Texto por: J. Antônio de Souza Buere, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE