Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Da rede municipal de ensino aos laboratórios da UFSM: conheça Tania Viana

Tania Maria Boucinha Viana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e há mais de 20 anos atua como técnica administrativa em educação na instituição. Antes de prestar o concurso público para o cargo de Técnico em Laboratório na área de Biologia, Tania foi professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Santa Maria (UFSM). Durante 18 anos, ela acumulou os cargos de professora e técnica da universidade, reservando o período noturno para dedicar-se à rede de ensino municipal.

Tania Maria Boucinha Viana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e há mais de 20 anos atua como técnica administrativa em educação na instituição. Depois de formada, fez o Curso Tecnólogo em Cooperativismo e em 1993 Especialização em Ciências Biológicas/Área de Zoologia. Cursou ainda o Mestrado em Engenharia Florestal/Área de Silvicultura. Antes de prestar o concurso público para o cargo de Técnico em Laboratório na área de Biologia, Tania foi professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Santa Maria (UFSM). Durante 18 anos, ela acumulou os cargos de professora e técnica da universidade, reservando o período noturno para dedicar-se à rede de ensino municipal.

Entre suas funções desempenhadas no cargo que ocupa na universidade, Tania já prestou auxílio aos professores na preparação de aulas práticas de Fisiologia Vegetal, atendimento aos alunos de graduação e pós-graduação de Ciências Biológicas e Engenharias e auxílio em pesquisas de Cultura de Tecidos Vegetais. Desde 2014, Tania atua no Herbário SMDB. Sobre este novo trabalho, que é uma novidade, Tania diz que está “aprendendo sempre, pois tenho contato diário com as plantas, seja montando exsicatas, seja digitando fichas, pois temos um projeto de informatização do herbário.” Esta informatização do Herbário pode ser consultada no site, no qual serão inseridas fotos das exsicatas.

Para  ela, o contato direto com alunos e professores transforma as relações sociais, possibilitando o surgimento de amizades. Além disso, Tania conta que em horários de intervalo ela participa de oficinas de espaço alternativo, o que possibilita momentos de desconcentração, relaxamento e aprendizagem, além da integração com outras pessoas.

Entre as recompensas e dificuldades desta jornada como servidora pública, Tania declara que “a luta é diária”, e que hoje há mais recursos para a compra de materiais e equipamentos. Ela também comenta sobre os cursos de capacitação oferecidos pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que possibilitam a interdisciplinaridade e o conhecimento de outras áreas.

Ainda de acordo com a servidora, a Universidade transformou a vida e a realidade de toda sua família. Seus filhos, Júlia Viana da Cunha e Lucas Viana da Cunha, estudaram  Engenharia Civil, Arquitetura e Ciências Contábeis, respectivamente. Formados pela UFSM, ambos destacam que foi através dessa instituição que conquistaram muitas oportunidades na vida profissional e pessoal.

Sobre o futuro, Tania pensa em melhorias para a instituição em sua totalidade. Além da expectativa de realizar seu trabalho sempre auxiliando toda a comunidade acadêmica, em questões educacionais e também pessoais, Tania estima pela continuação da inclusão social, a criação de novos cursos e a manutenção da gratuidade.

Texto por: J. Antônio de Souza Buere, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE