Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Guias publicados pela UFSM facilitam a vida de calouros e veteranos na universidade

Chega a semana de ingresso dos calouros na UFSM e com ela um punhado de dúvidas: “Onde fica meu prédio? Onde é esta sala? Como faço para comer no Restaurante Universitário (RU), retirar livros nas bibliotecas e concorrer ao Benefício Socioeconômico? Se eu precisar de cuidados odontológicos, ajuda médica ou apoio psicopedagógico, a quem recorrer?” Além das páginas de acolhimento no Facebook e dos grupos de integração no Whatsapp (geralmente criados pelos veteranos de cada curso), o calouro pode contar com as recepções institucionais, promovidas pelos centros de ensino e campi descentralizados, que contam com palestras, visitas guiadas pelos espaços da UFSM e atividades de integração.

Os novos estudantes da universidade também têm acesso a guias institucionais digitais, divulgados pela Reitoria e suas pró-reitorias. São publicações que trazem orientações, normativas e resoluções que organizam e regem a passagem do aluno pela UFSM, do processo seletivo à colação de grau. Alguns desses documentos podem ser conferidos a seguir:

Guia do Calouro – O “Manual de Sobrevivência” na UFSM traz os mapas dos campi, orientações para agendamento de refeições no RU e os procedimentos para emissão da carteirinha do transporte estudantil junto à Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), além de telefones e e-mails importantes.

Guia Acadêmico 2019 – Aborda temas específicos de interesse dos acadêmicos, como trancamento parcial e total do semestre, frequência mínima, revisões de nota, afastamento do aluno para tratamento de saúde, bem como os regimes de exercícios domiciliares e de recuperação dos estudos. O guia também lista programas e benefícios para os alunos, como moradia, bolsas de formação estudantil, monitorias, auxílio-transporte, alimentação e auxílio a material pedagógico. A publicação destaca diversos serviços que visam à integração biopsicossocial da comunidade da UFSM. Entre eles, estão as iniciativas de acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais e as rodas de conversa para o público LGBTQIA e minorias étnicas, além dos serviços de orientação pedagógica, vocacional e psicopedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem e organização dos estudos.

Código de Ética e Convivência Discente – Traz os direitos e deveres da comunidade estudantil da UFSM.

Resolução Nº 03/2000 – Estimula a recepção humanizada aos calouros da UFSM, combatendo trotes degradantes.