Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mestranda do PPG Educação em Ciências da UFSM é premiada no III Karyokinesis Symposium



Na última sexta-feira (10),  Karine Gehrke Graffunder, estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM (PPGECQVS-UFSM), recebeu o prêmio de melhor apresentação oral do III Karyokinesis Symposium, na categoria de “Scientific dissemination: Science is pop”. O evento internacional é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a terceira edição teve como principal objetivo a divulgação científica. 

O trabalho, com co-autoria de Cíntia Moralles Camillo e orientação da Profª. Drª. Lenira Maria Sepel, é intitulado: “Influences of technologies on science: is there a vaccine against disinformation?” (PT: Influências da tecnologia na ciência: existe uma vacina contra a desinformação?). Nele, foi elaborado um resumo de divulgação científica sobre desinformação envolvendo a área de Imunologia, assunto abordado na dissertação de mestrado de Karine. 

O objetivo deste foi explorar um método para combater e evitar a desinformação, por meio de processo que se dá em duas etapas: 1) despertar o interesse das pessoas pelos problemas do cotidiano; 2) orientar as pessoas a buscarem informações sobre como a Ciência responde a esses problemas, através de sites oficiais dos países relacionados à saúde pública, institutos de pesquisa, universidades, periódicos e sites de sociedades científicas. 

De acordo com Karine, associar os saberes de alfabetização midiática, alfabetização informacional e alfabetização científica proporcionam aos indivíduos condições de entender o processo pelo qual os conhecimentos científicos são formulados e validados, considerando que a Ciência também precisa ser lida e interpretada. Para ela, o processo exemplificado no trabalho funciona como uma vacina: “acreditamos que leituras em fontes confiáveis permitem que o público em geral entenda o que é uma vacina, como ela funciona e como nós, ou nossos animais de estimação, somos protegidos de doenças graves através da vacinação”, completa a pesquisadora. 

Em breve, o resumo da divulgação científica estará disponível à comunidade para leitura nos anais do evento, através do link do evento. Apesar de o evento possuir o nome e as publicações em inglês, foi realizado e apresentado na língua portuguesa e espanhola.

Link de acesso à apresentação do trabalho (início em 2h19min): <https://www.youtube.com/watch?v=eiaK295-P8k>

Link de acesso à Cerimônia de Premiação e de Encerramento do III Karyokinesis Symposium (início em 4h23min): <https://www.youtube.com/watch?v=QAOzrJoOeY8>

 


Texto: Jéssica Missias Medeiros

Edição: Natália Huber da Silva


 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-2334

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes