Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Físicaverso: Diretório Acadêmico da Física promove semana acadêmica

Entre os dias 3 e 7 de outubro ocorreu a Semana Acadêmica da Física de 2022, intitulada “Bem-vindos ao Físicaverso”. A iniciativa organizada pelo Diretório Acadêmico da Física (DAF), teve como objetivo principal apresentar as possibilidades do curso aos estudantes da UFSM.

A Semana Acadêmica da Física 2022 contou com um total de 20 atividades, entre palestras e oficinas práticas. O evento de abertura foi ministrado pela professora de física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa, um dos grandes nomes na ciência nacional e internacional – que, inclusive, é a homenageada pela atual gestão do DAF, que recebe o nome de Diretório Acadêmico da Física Márcia Barbosa. A convidada vinda de Porto Alegre, conversou com os profissionais em formação e falou sobre a divulgação científica e sua importância no meio. Esta, porém, foi uma exceção, pois a ideia da organização do evento era priorizar pesquisadores da UFSM para que pudessem ministrar sobre seus trabalhos e demonstrar o que desenvolvem dentro da universidade.

Atividades como a de perícia criminal, computação quântica e matéria escura, foram algumas das destacadas pelo estudante do segundo semestre de física bacharelado, Reuel Rodrigues. Além destas, ele também ressaltou as palestras e oficinas sobre o ensino e a pesquisa, que permitiram o conhecimento de metodologias de ensino e do funcionamento do trabalho de laboratórios e grupos acadêmicos da universidade. Esse movimento entre as duas áreas também foi salientada pelo discente do último semestre do curso, Tiago Dias, que afirma ser primordial, tanto para estudantes de licenciatura quanto de bacharelado, ter uma noção das rotinas de ambos os campos, para que os recém-chegados ao curso possam se familiarizar com as metodologias.

Para a também estudante do último semestre, Taís Mello, a Semana Acadêmica é de extrema valia para que os calouros de Física conheçam seu curso e entendam como desejam prosseguir no futuro. Já para veteranos e formandos, como ela, afirma ser uma boa experiência, visto que a pandemia atrapalhou a realização de eventos como este de forma presencial. Taís ainda acredita que a transversalidade entre o teórico e o prático acrescentam muito no currículo, bem como na absorção de conhecimento. Outro discente do segundo semestre, Lucas da Rosa, salienta o evento como um mediador para apresentar as oportunidades e possibilidades de atuação e de potencializar e divulgar o que já tem sido feito dentro do campo da física.

O objetivo da equipe responsável pela organização era justamente promover a integração e o conhecimento sobre o curso e trazer as possibilidades existentes na área. Outra das preocupações da gestão, era proporcionar um momento para que alunos de diferentes semestres pudessem interagir e trocar experiências. Além disso, buscou-se mostrar que o conhecimento não é construído apenas na sala de aula tradicional, por isso, as palestras e oficinas ocuparam diferentes espaços dentro da UFSM: “tentamos ao máximo fazer os alunos conhecerem todas as regiões que têm ‘partes físicas’ em seus estudos aqui na faculdade. Não os deixamos presos apenas no CCNE, levamos para o bloco do INPE, para o Observatório Astronômico, no Planetário. Afinal, às vezes, os alunos que estão de um lado da ponte nunca atravessam ela para conhecer o outro lado”, declarou a vice-secretária da cultura e eventos do DAF, Júlia Ribeiro.

O coordenador geral do DAF, Matregori, e o secretário de cultura e eventos, Lucas Brondani, afirmam que o evento superou as expectativas do Diretório. Foram cerca de 70 inscritos, número, que segundo eles, é bastante expressivo para o curso. A adesão dos estudantes na participação efetiva durante as atividades também surpreendeu. A semana acadêmica, que fazia parte dos planos da gestão do Diretório Acadêmico da Física, tem tudo para se repetir nos próximos anos.

Acesse mais fotos do evento AQUI.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Edição: Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.