Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

UFSM promove o IX Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia

Os estados do Sul do Brasil cobrem uma região geográfica sensível às mudanças climáticas devido ao seu nível de exposição e vulnerabilidade a eventos extremos. As peculiaridades do clima desta região de topografia complexa, incluem uma diversidade de mecanismos de geração de chuva que adicionam complexidade a previsão do tempo e clima regional.

Os professores, estudantes e TAEs dos Programas de graduação e Pós-graduação em Meteorologia da UFSM, em colaboração com entidades parceiras, têm realizado diversos esforços na forma de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à provisão de conhecimento qualificado para a mitigação dos impactos dos fenômenos hidrometeorológicos regionais que causam tempestades, enchentes, ondas de calor, secas, quebras de safra e outros desastres naturais.

No entanto, é necessário avançar a discussão em alguns setores estratégicos diretamente ligados à área de meteorologia, que carecem do refinamento da informação para o desenvolvimento de seu ramo de atividade. É importante que essa discussão dos desafios seja conjunta com os setores envolvidos, pois as soluções que minimizem os impactos causados por condições meteorológicas adversas passam por uma abordagem interdisciplinar, que envolve várias áreas do conhecimento e setores da sociedade.

Durante o período de 22 a 24 de março de 2023, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através dos Programas de graduação e pós-graduação em Meteorologia e a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMet), se unem para promover o “IX Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia (ESBMet)” com o tema “Inovação, empreendedorismo e atuação profissional na Meteorologia”.

O evento busca promover a integração da comunidade meteorológica do sul do Brasil e países vizinhos, para a troca de conhecimentos, divulgação dos avanços científicos da meteorologia regional, discussão sobre a capacitação profissional para atender aos desafios e as oportunidades do mercado de trabalho.

A expectativa da nona edição é reunir profissionais, estudantes e pesquisadores da meteorologia e áreas afins, para viabilizar discussões por meio de palestras e mesas redondas ligadas diretamente ao tema central do evento. É importante salientar que o IX ESBMet conta com o apoio de entidades Federais, Estaduais e Municipais da área de ensino institucional e privada ligadas diretamente ao tema do evento.

Para mais informações acesse o evento no site do CCNE ou o site oficial do evento.

Texto: Professor Dr. Jônatan Dupont Tatsch, Coordenador do IX ESBMET – 2023