Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

IX Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia

Técnico-Científicos Publicado: 2 fevereiro 2023 - 14:10 Última modificação: 2 fevereiro 2023 - 15:26 Ouvir

Prédio da Coordenação Espacial do Sul (COESU) do INPE - Santa Maria

22/03/2023 08:00 - 24/03/2023 18:00

Descrição

Os estados do Sul do Brasil cobrem uma região geográfica sensível às mudanças climáticas devido ao seu nível de exposição e vulnerabilidade a eventos extremos. As peculiaridades do clima desta região de topografia complexa, incluem uma diversidade de mecanismos de geração de chuva que adicionam complexidade a previsão do tempo e clima regional.

Os professores, estudantes e TAEs dos Programas de graduação e Pós-graduação em Meteorologia da UFSM, em colaboração com entidades parceiras, têm realizado diversos esforços na forma de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à provisão de conhecimento qualificado para a mitigação dos impactos dos fenômenos hidrometeorológicos regionais que causam tempestades, enchentes, ondas de calor, secas, quebras de safra e outros desastres naturais.

No entanto é necessário avançar a discussão em alguns setores estratégicos diretamente ligados à área de meteorologia, que carecem do refinamento da informação para o desenvolvimento de seu ramo de atividade. É importante que essa discussão dos desafios seja conjunta com os setores envolvidos, pois as soluções que minimizem os impactos causados por condições meteorológicas adversas passam por uma abordagem interdisciplinar que envolve várias áreas do conhecimento e setores da sociedade.

Nesse sentido, informamos que, no período de 22 a 24 de março de 2023, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através dos Programas de graduação e pós-graduação em Meteorologia e a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMet), se unem para promover o “IX Encontro Sul Brasileiro de Meteorologia (ESBMet)” com o tema “Inovação, empreendedorismo e atuação profissional na Meteorologia”.

Programação

A programação proposta incluirá a divulgação de trabalhos técnicos e científicos no formato de posters, os quais serão avaliados por uma Comissão Julgadora, a qual selecionará os 15 melhores trabalhos para publicação em uma edição especial da Revista Ciência & Natura do CCNE. Como o evento será inteiramente presencial haverá ainda exposição de estandes dos apoiadores relacionados com Meteorologia e suas aplicações.

A programação completa pode ser encontrada no site do evento.

As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.

Canal de dúvidas no site do evento.

Prédio da Coordenação Espacial do Sul (COESU) do INPE

Av. Roraima - 1000 - Camobi