Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Professor do CCNE conquista título de cidadão caçapavano

O Professor André Weissheimer de Borba recebe homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Caçapava do Sul amanhã (31) em geossítio do Geoparque Caçapava.

O professor Borba, do Departamento de Geociências da UFSM, recebe oficialmente, amanhã (31), o título de “Cidadão Caçapavano”, conferido em reconhecimento às ações em benefício da comunidade caçapavana. A titulação já foi oficializada pela Câmara Municipal de Vereadores através de Decreto publicado no mês de janeiro. No entanto, a solenidade de entrega contou com confirmação de presença prévia e ocorrerá na Chácara do Forte, local de relevância cultural e geológica (geossítio) para o município caçapavano.

Natural de Porto Alegre, André iniciou o contato com o município de Caçapava do Sul durante a graduação em Geologia, por ser um local comum e um dos melhores do estado para estudar a área. Durante a carreira, o vínculo com este território se intensificou e despertou o interesse por suas questões geológicas.

A partir do estudo e entusiasmo despertado pelo conhecimento da região, André foi a primeira pessoa a pensar que Caçapava poderia ser um aspirante a Geoparque da UNESCO. A ideia, apresentada em 2010, ainda está em processo e é resultado de iniciativas anteriores; como por exemplo, a apresentação de legislações e discussões sobre  a conservação do geopatrimônio para autoridades municipais em 2013. Dentre essas estratégias, está a declaração e o reconhecimento de Caçapava do Sul como ”Capital Gaúcha da Geodiversidade”,  pela Lei Estadual nº 14.708/2015.

Área geológica de Caçapava do Sul - Foto: Divulgação/UFSM

André ocupa o papel de coordenador científico e foi responsável pela maior parte do dossiê de candidatura do Geoparque Caçapava à UNESCO, bem como dos outros diversos documentos e contatos necessários para a comprovação da pontuação para o órgão internacional. Ele acredita que esse feito contribuiu para a conquista do título de cidadão caçapavano, pois incentivou ao longo dos anos o contato com a comunidade, entidades culturais, autoridades, comunidade rural, entre outros.

“Como pessoa e profissional, o título de cidadão é uma realização, um ápice na minha carreira. Em primeiro lugar por gostar tanto de caçapava, pela história geológica, das rochas, formas de relevo, das pessoas, por tudo que conquistei e as amizades que fiz. É um reconhecimento muito importante “, ressalta André.

Como recado para a comunidade da UFSM, o pedido é que se engajem cada vez mais com os geoparques da instituição: “tem a Quarta Colônia e Caçapava. Mas se envolvam sempre com Caçapava do Sul, fazendo pesquisas e extensão – que foi muito importante todo esse tempo. Busquem trabalhar por essa comunidade que merece tanto, que é a comunidade de Caçapava” declara André.

O CCNE parabeniza o professor André Borba, a Pró-Reitoria de Extensão, a comunidade caçapavana e todos e todas envolvidas no trabalho desenvolvido pela UFSM no município de Caçapava do Sul.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Edição: Natália Huber da Silva, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.