Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Edição de 2023 da Semana Acadêmica da Matemática marca volta do evento após 3 anos

Entre os dias 3 e 5 de abril ocorreu a Semana Acadêmica da Matemática de 2023. A iniciativa, organizada pela coordenação dos cursos de matemática (licenciatura diurno, licenciatura noturno e bacharelado), Diretório Acadêmico da Matemática (DAMAT) e PET Matemática, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes discussões sobre diferentes aspectos da Matemática em suas três áreas: Matemática pura, aplicada e Educação Matemática.

A Semana Acadêmica contou com cerca de 20 atividades, entre palestras e oficinas práticas. As mesas de conversa também estiveram presentes na programação com o intuito de debater aspectos da área, como sua importância e interesse, além de apresentar possibilidades para o futuro acadêmico através dos programas de pós-graduação (PPGMAT, PPGEMEF e PROFMAT). As atividades, realizadas em turnos diurnos e noturnos, contaram com a participação de docentes do Departamento de Matemática e estudantes, que apresentaram resultados de seus trabalhos e projetos.

A edição de 2023 da Semana Acadêmica marca a volta do evento – já que a última edição do evento foi realizada em 2019 – e do ambiente presencial de integração entre os alunos dos cursos de matemática. De acordo com a coordenadora dos cursos, Fabiane Noguti, foram 66 inscritos participantes e o plano é ampliar o evento nos próximos anos: “pretendemos expandir as atividades para todos os dias e noites da semana e atender necessidades que serão apontadas pelos estudantes que estão participando neste ano”, explica Fabiane.

A estudante do 8º semestre do curso de matemática licenciatura diurno, Emilly Rigue, assistiu às palestras ao longo da semana e ministrou duas oficinas intituladas “Jogo como recurso didático no ensino de Matemática”. Para ela, o evento traz a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, que serão úteis para a profissão como professora de matemática, além de abrir espaço para que discentes, assim como ela, compartilhem conhecimentos e experiências obtidas não só na graduação, mas também nos projetos que participam.

Além disso, a troca entre estudantes e professores é primordial para a convivência e um dos principais objetivos da realização deste tipo de atividade acadêmica. Porém, Emilly acredita que a interação vai muito além da socialização, pois também colabora para a formação de futuros profissionais. Segundo a coordenadora dos cursos, o conhecimento de áreas e pesquisas novas – que impulsionam projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa – também têm muito a ganhar com a integração da comunidade acadêmica em espaços de conhecimento como o promovido pela Semana Acadêmica da Matemática.

A coordenação também destaca e agradece o apoio fornecido pelo PET Matemática e pelo Diretório Acadêmico da Matemática (DAMAT) na organização do evento, pois a intersecção entre os grupos envolvidos ajuda a promover o ambiente integrativo.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Notícia vinculada a