Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

CAPPA promove estágio de férias em Paleontologia para alunos de graduação e pós-graduação da Região Sul do Brasil

Universitários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul realizaram uma experiência de imersão em atividades paleontológicas durante 12 dias deste mês.

Entre os dias 10 e 21 de julho de 2023, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA)  promoveu um estágio não obrigatório de férias para alunos de graduação e pós-graduação de estados de universidades de toda a Região Sul do Brasil. Dentre eles, estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC)  (Curitiba e Porto Alegre), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (Florianópolis, SC), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (São Gabriel), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (Foz do Iguaçu, PR), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e da UFSM, puderam aprender  sobre as rotinas em um Centro de Pesquisa da área de Paleontologia.

As atividades teóricas aconteceram na sede do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (UFSM), localizada junto à sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus). Nesta, há salas de apoio à pesquisa, sala de exposição, de reuniões e de capacitações. Já as atividades práticas, foram realizadas em escavações já iniciadas em afloramentos nos municípios de Agudo, Faxinal do Soturno, Dona Francisca e São João do Polêsine, todos estes, integrantes do Geoparque Quarta Colônia.

Dentro deste evento, os estudantes não somente visualizaram a teoria, mas experienciaram a prática da rotina em um Centro de Pesquisa Paleontológica. Deste modo, o CAPPA, como Órgão Suplementar do  CCNE, continua desenvolvendo suas pesquisas e formando novos pesquisadores, sempre enaltecendo a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Dentre as atividades desenvolvidas com os estagiários, foram realizadas:

Estudantes observando o trabalho realizado com martelo petrográfico em talude de afloramento em São João do Polêsine, RS. Fonte: Arquivo CAPPA.

– Aulas sobre conceitos básicos e técnicas aplicadas na paleontologia;

– Treinamento de preparação mecânica de vertebrados fósseis;

– Trabalho de campo, onde aprenderam como funciona a coleta e prospecção de fósseis em sítios fossilíferos do Território do Geoparque Quarta Colônia;

– Confecção de modelos tridimensionais e réplicas de fósseis;

– Apresentação dos projetos dos alunos do CAPPA/UFSM.

Nas imagens abaixo, podem ser conferidos momentos teóricos e práticos do Estágio de Férias do CAPPA:

Apresentação da pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBA), Lívia Miron, expondo sobre moldes endocranianos em cinodontes no CAPPA.

Maurício Garcia, estudante do PPGBA, realizando apresentação para os estagiários de férias sobre a Origem e Evolução Inicial dos Dinossauros do Triássico no CAPPA. Fonte: Arquivo CAPPA.

Lísie Vitória Damke, estudante do PPGBA da UFSM, realizando sua exposição sobre coleta de fósseis no Estágio de Férias do CAPPA. Fonte: Arquivo CAPPA.

Escavação com picaretas realizada por estudantes do estágio, realizado em afloramento no município de São João do Polêsine, RS, Brasil. Fonte: Arquivo CAPPA.

Estagiários de férias do CAPPA em trabalho de campo, utilizando diferentes ferramentas de trabalho paleontológico, realizado em afloramento de São João do Polêsine, no Geoparque Quarta Colônia. Fonte: Arquivo CAPPA.