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Descubra 2023: Explorando o Mundo das Ciências Naturais e Exatas na UFSM



No momento crucial em que os jovens estudantes recentes egressos do ensino médio enfrentam o desafio de moldar seu futuro, uma das decisões mais importantes é escolher entre: ingressar diretamente no mercado de trabalho ou seguir o caminho da graduação universitária. Imagine essa escolha como um quebra-cabeça, onde cada peça representa uma direção potencial que definirá o caminho a ser percorrido. De outro lado, para egressos mais antigos que decidem retornar ou continuar os seus estudos e, até mesmo os que buscam uma mudança de carreira, o Descubra 2023 surge como um guia em meio à vasta oferta de oportunidades educacionais. 

Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abre as portas do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) para receber estas pessoas que aspiram ingressar na universidade. O evento realizado nos últimos três dias de setembro, marcou a décima edição do Descubra 2023 e proporcionou uma jornada enriquecedora de exploração e descoberta. 

Nele, os próprios estudantes universitários assumiram o papel de apresentar os cursos aos visitantes, oferecendo um catálogo diversificado de conhecimentos. Os cursos técnicos e de graduação da UFSM,que abrangem desde as áreas artísticas e humanísticas até as ciências exatas e tecnológicas, permitiram aos participantes conhecer e experimentar o potencial de suas escolhas acadêmicas futuras.

Assim que os visitantes chegavam aos estandes do Centro de Ciências Naturais e Exatas, eram imediatamente cativados pelas apresentações envolventes dos acadêmicos da UFSM. As áreas de Ciências Naturais e Exatas se destacaram ao atrair a atenção do público com experiências memoráveis e curiosas. Desde jogos de poker até demonstrações com gelo seco, exposições de animais taxidermizados na área de biologia, jogos interativos, lunetas e experimentos que tornavam conceitos complexos de química acessíveis, entre uma variedade de outras técnicas expositivas. Durante as apresentações, os estudantes compartilharam com a Equipe de Comunicação do CCNE, suas paixões acadêmicas, o que os motivou a escolher seus cursos e quais foram as suas expectativas para os três dias de evento. 

Descubra os cursos de Ciências Naturais do CCNE

Ciências Biológicas

Estudantes representando o curso no primeiro dia de Descubra

Yasmim, graduanda de Ciências Biológicas, alimentava muitas expectativas com relação ao Descubra, pois o público era muito maior em comparação com a edição anterior. O estande do curso estava repleto de animais taxidermizados (empalhados), alguns outros conservados em soluções em potes de vidro, além de plantas para serem observadas em microscópios e lupas. Tudo isso foi utilizado para demonstrar visualmente como é o curso.

“A biologia é uma disciplina muito ampla, com diversas práticas, então decidimos trazer um pouco de cada área e coisas que despertam o interesse das pessoas”, cita Yasmin. Ela também enfatizou que o curso oferece aos estudantes a oportunidade de ingressar sem terem decidido sobre atuar em alguma área específica, ressaltando a variedade de áreas do conhecimento nas ciências biológicas.

 Geografia – Bacharelado

Estudantes representando o curso de Geografia – Bacharelado, Amanda e Maria Vitória (de óculos), são as centralizadas no meio do grupo.

Para as estudantes de Geografia da UFSM, Amanda Rech e Maria Vitória Zancanaro, as expectativas eram muito altas. “Esse ano nós tivemos mais tempo para nos preparar. Ainda com a questão das inscrições de escolas, esses três dias terão bem mais fluxo e estamos preparadas!” Para explicar o curso aos visitantes, elas optaram por utilizar elementos visuais relacionados à graduação e à futura carreira delas como geógrafas. Na abordagem, elas se esforçaram para apresentar, sucintamente, todas as informações necessárias para que os visitantes pudessem fazer perguntas. 

Amanda complementa: “O curso é muito diverso e podemos abranger várias áreas. É isso que torna a Geografia a ciência que ela é”. Para finalizar, Maria Vitória diz: “A interação de geografia física e humana é o que aquece o coração da gente e é o que gostamos de ver: a união dessas áreas, mesmo sendo diversas e essa amplitude de conteúdos que podemos abordar.”

Geografia – Licenciatura

Raquel (à esquerda), na companhia de outra representante do curso de Geografia da UFSM.

Raquel Trindade, estudante de Geografia – Licenciatura, sempre teve o sonho de se tornar professora, e essa paixão pela educação a acompanhou desde o ensino fundamental. No entanto, ela estava indecisa entre escolher História ou Geografia para seguir sua carreira. Eventualmente, optou pela Geografia devido à sua amplitude temática. Para Raquel, o curso de Geografia superou todas as suas expectativas. Ela não tinha ideia de como se sairia no curso e inicialmente estava até um pouco apreensiva, mas logo percebeu que era exatamente o que desejava. O curso proporcionou a oportunidade de viajar e conhecer diferentes lugares, incluindo sua cidade natal. Ela acredita que essa é uma maneira incrível de se conectar com o ambiente em que está inserida, compreendendo melhor a universidade, as pessoas ao seu redor e até mesmo aqueles que vêm de fora.

Exposição com maquetes, pôsteres e amostras rochosas no estande do curso de Geografia.

Os materiais utilizados para atrair a atenção do público incluíram amostras do laboratório de geologia, como quartzo e conglomerados. Igualmente foi exposta uma maquete que explicava os movimentos de rotação – Terra girando em torno de seu próprio eixo – e do sistema solar e as estações do ano, demonstrando o movimento de translação – da Terra em volta do Sol. A equipe também trouxe drones para despertar a curiosidade das pessoas, destacando o uso dessas geotecnologias, não apenas em trabalho de campo, mas também para mapeamento de áreas nos laboratórios. A estudante participa do projeto de pesquisa Laboratório de Geologia Ambiental (Lageolam), onde realiza trabalhos de campo em projetos com drones e promove o uso dessa tecnologia na geografia.

A estudante descreve que seu curso abrange diversas áreas, incluindo a geografia física e humana, bem como aspectos pedagógicos. Ela enfatiza que ser professor não se resume apenas a dar aula, mas envolve um processo de aprendizado sobre como funciona, incluindo a leitura e a compreensão do outro, de forma dialógica e democrática. “Eu acho que isso é uma das coisas mais incríveis para mim: o curso nos dá a oportunidade de ver o outro não apenas como aluno em uma relação hierárquica de autoridade, mas como alguém que podemos aprender de forma mútua.”

Para Raquel, a Geografia é uma disciplina que nos ensina a observar o mundo com olhos abertos. Muitas vezes, as pessoas passam despercebidas por vários temas emergentes ao seu redor, mas a Geografia nos incentiva a parar, refletir e analisar o porquê destes serem como são e se localizarem onde estão neste espaço e tempo.

Química – Licenciatura

Estudantes Luiz e Lucielle na estande da Química Licenciatura.

Os representantes de Licenciatura em Química da UFSM, Luiz Eduardo e Lucielle Codeim, tinham como principal objetivo mostrar aos visitantes como a Química está presente no cotidiano e como é possível realizar experimentos simples para desmistificar a ideia de que esta é uma disciplina difícil. Além disso, Lucielle enfatizou que, além desta preconcepção, há também um estigma em relação à licenciatura, segundo sua visão. Buscaram destacar que a Licenciatura em Química oferece uma base sólida tanto no currículo como na formação pedagógica, o que a diferencia das outras habilitações em química.

Em relação aos experimentos escolhidos, os estudantes se empenharam em tornar conceitos abstratos da Química mais acessíveis e atraentes. Utilizaram cascas de limão e óleos essenciais para demonstrar como a Química está presente em locais e objetos que muitas vezes passam despercebidos. Luiz destaca que um dos diferenciais de escolher Licenciatura é que os graduandos têm disciplinas de práticas pedagógicas e, com a orientação da professora, eles conseguem fazer experimentos adequados para serem realizados em ambientes escolares com recursos limitados, e foi o que eles fizeram para o Descubra deste ano. 

Para caracterizar o seu curso, Lucielle enfatiza: “Professores, raramente, ficam sem emprego. A Licenciatura em Química se destaca, pois nosso curso é focado na formação didática. Estamos utilizando esse argumento para realçar nossa singularidade”.

Química – Bacharelado e Química Industrial

Jennefer Queiroz, Felipe Pulgati e Gabrielle Pereira, eram alguns dos responsáveis pelo estande do curso de Bacharelado em Química e Química Industrial da UFSM.

Estudantes representando o curso de Química Bacharelado e Química Industrial.

Gabrielle Pereira, que cursa Química Industrial, conta que as expectativas eram altas porque a divulgação deste ano tinha sido maior do que a edição anterior. Para a estudante o que torna esses experimentos atrativos para os visitantes é a demonstração da modificação ao vivo das cores. A estudante afirmou: “Eu acredito que as pessoas chegam curiosas para saber por que é colorido e o que está sendo feito”. Ela ainda explicou que seguiram a mesma abordagem da edição anterior, que já tinha sido bem sucedida.

Entre os materiais utilizados para chamar a atenção dos estudantes e explicar sobre o curso estavam:

Slimes ou “gelecas”: Material gosmento confeccionado a partir de cola branca e uma solução de água boricada. Os acadêmicos demonstram como essa mistura cria uma substância viscosa e maleável, satisfatória de brincar.

Sublimação do Gelo Seco: Dióxido de carbono sólido em estado sólido, extremamente frio, que se transforma em gás carbono quando aquecido. Isso é uma reação química que absorve calor e faz o gelo seco “sublimar” diretamente para o estado gasoso.

Corantes Fluorescentes: Corantes que brilham no escuro quando expostos à luz ultravioleta. Esses corantes são principalmente orgânicos e proporcionam um exemplo interessante de luminescência, ou o popular “efeito neon”.

Felipe e Jennefer, representando o curso no segundo dia de Descubra.

Felipe, conta que foi atraído para o campo da Química porque ele tinha curiosidade de entender como a natureza e o mundo funcionam:“Sempre quis ser cientista.” Por outro lado, Jennefer tinha o desejo de trabalhar no controle de qualidade de indústrias e, ao ingressar no curso de Química, percebeu que poderia realizar esse sonho.

Para apresentar o curso, Gabrielle diz : “Meu curso é muito inovador, porque está presente em basicamente tudo”. Felipe e Jennifer enfatizam que, além da teoria, o curso oferece uma parcela substancial de prática, tornando-o envolvente com aspectos que não são comuns no ensino médio. Eles destacam a importância de mostrar essa parte prática durante o Descubra, pois permite que os visitantes tenham um contato direto com a Química. Felipe deixa um recado sucinto e persuasivo: “Façam Química!”

Processos Químicos

Renata (à direita) junto de sua colega de curso representando Processos Químicos

Na estande de Processos Químicos da UFSM, uma das representantes era Renata Vieira. As expectativas da estudante para todos os dias do evento eram altas e, além da espera da visita dos estudantes de escolas estaduais e municipais, complementa: “A UFSM, está com novos cursos de extensão então eu acho muito importante essa visita do público para eles saberem e entenderem o que fazemos aqui dentro.’’ 

Experimento envolvendo petróleo

Para explicar sobre o curso, Renata diz que trouxe experimentos que envolvessem o uso do petróleo que, segundo ela, é a “alma” do curso. “O petróleo desperta muita curiosidade, já que poucas pessoas têm contato com sua formação (o que é, e como é feito). Trouxemos uma variedade para que todos pudessem conhecer e se interessar por essa importante fonte de energia”. Igualmente, levaram experimentos que chamasse a atenção pelas cores, demonstrações interessantes, principalmente, para aqueles que não tem um conhecimento aprofundado em química. 

O recado que a estudante destaca – e pode ser motivo de atração de futuros estudantes – é em relação às bolsas de iniciação científica da UFSM: “A grande maioria dos nossos graduandos conseguem bolsas na área de petróleo e em pesquisas avançadas e essas bolsas são remuneradas, o que é interessante para a pessoa iniciar na pesquisa e já receber por isso.’’

 

Descubra os cursos de Ciências Exatas do CCNE

Estatística

No estande de Estatística da UFSM, João Souza, acadêmico do segundo semestre do curso, estava ansioso devido à diferença no público em comparação com a edição anterior. Ele comentou: “O pessoal está se aproximando mais do nosso estande, e parece que estamos mais expostos. Houve pessoas que demonstraram interesse e disseram que planejam ingressar no curso no próximo ano.”  João complementa que a profissão é uma área bastante lucrativa e que oferece muitas oportunidades de emprego, o que é surpreendente para muitos e que isso acontece porque a Estatística é uma área que muitas pessoas sequer conhecem como profissão.

João Souza, primeiro ao lado direito do banner, na companhia de outros representantes do curso de Estatística da UFSM.

Para explicar o funcionamento do curso, os estudantes trouxeram uma mesa de Poker. Mas como a Estatística se relaciona com o Poker? De acordo com o estudante, a estatística oferece as ferramentas para calcular probabilidades, tomar decisões informadas com base em riscos e recompensas, compreender a variância inerente ao jogo e analisar o comportamento dos oponentes. Além disso, os jogadores utilizam análises estatísticas para melhorar suas chances de sucesso a longo prazo, tornando-a um componente fundamental da estratégia de jogo.

João revelou que, na última edição do evento, por não ter visitado o estande de Estatística para obter informações, quase perdeu a oportunidade da sua vida, mas agora ele está extremamente satisfeito. Ele expressou sua confiança de que o curso o preparará adequadamente, afirmando: “Eu vou sair daqui como um cientista de dados!”

Ao caracterizar o curso, ele destaca: “Amor por tudo. Você reconhece sua importância nas empresas, o que resulta em aumento nas vendas e eficiência, e isso é muito gratificante. Trabalhamos em home office e temos uma remuneração boa. É um sonho.”

Física – Bacharelado

Maitê, representando o curso no primeiro dia.

Entre os responsáveis pelo estande de Física Bacharelado  da UFSM estavam os estudantes Maitê, André e Patrick. Maitê conta que os métodos utilizados para representar o curso são ótimos para a visualização: “Aqui, nós temos cargas elétricas, eletromagnetismo, eletricidade, temos óticas, o que é muito importante porque não basta só a teoria, se conseguimos fazer uma analogia com a nossa vida por exemplo, com raios tempestade, a pessoa tem uma memória, e vai conseguir visualizar e lembrar”.

Entre os experimentos apresentados, destacaram-se:

Gerador de Van de Graaff: Este experimento gera eletricidade estática. Quando ligado, produz eletricidade estática que pode ser percebida quando tocamos em sua superfície metálica, causando pequenos choques e produzindo ruídos.

Versão caseira do gerador: Demonstraram uma versão mais simplificada do gerador de eletricidade estática, que pode ser montada com uma latinha de Coca-Cola. Essa versão caseira permite que as pessoas experimentem o fenômeno em suas próprias casas.

Experimento com Laser: Envolve o uso de laser para explorar conceitos relacionados a objetos côncavos e convexos, geralmente estudado no ensino médio.

Experimento de Prismas de Newton: Esse experimento permite a visualização do espectro da luz solar. É semelhante ao que os cientistas fazem para estudar a composição das galáxias e estrelas distantes. Dependendo dos elementos presentes em um objeto, ele emite luz em faixas de cores específicas. 

André e Patrick, representantes de Física no segundo dia de Descubra

Os estudantes André e Patrick, também responsáveis pelo estande, compartilham suas razões para escolherem Física – Bacharelado. Para André, a escolha surgiu quando ele estava na dúvida de qual carreira seguir: “Abri a estrutura curricular de física da UFSM e percebi que eu faria todas as cadeiras, então fiz.” Patrick conta que interessava pela Física desde o ensino fundamental e que assistia muitos documentários que envolviam a temática. No entanto, o que chamou a sua atenção para ingressar no curso, além da estrutura curricular, foram as oportunidades de trabalho.

Quando convidados a caracterizar o curso, os estudantes oferecem suas perspectivas. Maitê o define somente em uma palavra: “Curiosidade”. Já, André e Patrick discorrem mais sobre:

“Apesar de parecer muito difícil no início, com muitos cálculos, quando você começa a aprofundar, percebe que é muito mais tranquilo. Quando você se especializa em algo, a Física começa a parecer mais intuitiva do que apenas uma série de cálculos.” André, acadêmico de Física Bacharelado na UFSM”

“Eu diria que depois de cursar Física, você tem muitas opções de atuação. Pode se envolver em pesquisa onde tem diversas áreas diferentes, como astronomia, física de partículas e computação quântica. Além disso, você pode trabalhar em perícias, ou em empresas que envolvem programação. São muitas possibilidades.” Patrick, acadêmico de Física Bacharelado na UFSM.

Meteorologia

Paulo Henrique (com suéter verde) foi um dos graduandos responsáveis por apresentar o curso de Meteorologia UFSM aos visitantes.

Paulo Henrique, estudante de Meteorologia da UFSM, era um dos representantes que recepcionou todos os visitantes do estande do curso de maneira animada e respondeu aos questionamentos. Sua expectativa, além das atividades supracitadas,  era de divulgar o curso, ampliar a visão da comunidade sobre as áreas de atuações e temáticas que a Meteorologia abrange e desmistificar a ideia de que o curso é apenas voltado para a previsão do tempo. “A Meteorologia é muito mais do que isso, durante o estudo da atmosfera como um todo. Então, todo o previsor do tempo é um meteorologista, mas, nem todo o meteorologista é um previsor do tempo”, aponta Paulo Henrique. 

Para o graduando, uma das características que mais representa seu curso é a sua capacidade de ser multifacetado e multidisciplinar, dentro das áreas das Ciências Naturais e Exatas. Ainda complementa: “O curso consegue abranger várias temáticas e dar ao aluno que está se formando uma compreensão completa sobre as diferentes áreas do CCNE, essa é a beleza do curso.”

Matemática

Luciano (de camiseta branca) ao lado da Coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática da UFSM, juntamente com outros estudantes responsáveis pelo estande.

A coordenadora do curso de Licenciatura em  Matemática da UFSM, Profa. Carmem Mathias, conta que suas expectativas eram atrair os estudantes (através de jogos) para conhecer e informar o que é oferecido no curso de Matemática. Os métodos utilizados para apresentar o curso aos visitantes que paravam no estande incluíam jogos de raciocínio lógico e exercícios de habilidade de visualização.  Carmem explicou: “Por ser Matemática, assusta um pouco a gurizada, mas por ser Licenciatura, resolvemos trazer (o que já foi realizado em outras edições) objetos que são parte integral da Matemática, como artefatos e jogos que ilustram teoremas estudados em sala de aula e teorias de aprendizado.”

Luciano Henrique, um dos estudantes responsáveis pelo estande, destacou a importância do curso na formação de professores: “Como toda a licenciatura, além de abordar os conteúdos específicos da Matemática, por ser Licenciatura também oferece conhecimentos essenciais em educação. O conhecimento matemático é enriquecedor para a vida das pessoas.”

O estudante conta que o seu interesse pela Matemática surgiu durante o ensino fundamental e médio, onde demonstrou grande habilidade na disciplina. Inicialmente ele acreditava que, de maneira natural, teria o mesmo desempenho, mas logo percebeu que não seria tão simples. “Spoiler, não foi tão natural assim, mas com muito esforço, estou a caminho do final do curso e de futuramente concluir a minha graduação.”

 

O CCNE no Descubra 2023 revelou-se uma janela para um mundo de possibilidades educacionais e profissionais. Os estudantes universitários demonstraram, com entusiasmo, como seus cursos podem ser não somente acadêmicos, mas também experiências memoráveis e transformadoras. Desde o estudo do universo a discussões políticas, de microalgas à estatística para empresas, do estudo do petróleo à prática docente, cada curso oferece a oportunidade de se aprofundar em diversos campos, repletos de desafios e recompensas.

No evento, ficou claro que escolher uma carreira nas Ciências Naturais e Exatas significa optar por um caminho de descoberta, aprendizado contínuo e oportunidades infinitas. Aqueles que ousam se aventurar nessas áreas encontrarão um universo de conhecimento esperando para ser explorado, compreendido e compartilhado com o mundo.

 

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Natália Huber, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

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