Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

GEPECID – Uma década de construção coletiva na educação em ciências

O Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECID) tem sido uma fonte de conhecimento e práticas inovadoras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). fundado em 2012 e registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Segundo a Prof. Dra. Cristiane Muenchen do Departamento de Física do CCNE, o GEPECID surge como resultado do desejo de construir coletivamente conhecimentos e práticas que impactem o ensino e a aprendizagem.

Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECID) da UFSM.

Lucas Carvalho Pacheco, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, destaca que o GEPECID se dedica a três linhas de pesquisa: o processo de ensino e aprendizagem em ambientes formais e não formais, o ensino e aprendizagem de física e as perspectivas científicas, tecnológicas e sociais no campo da educação em ciências.

Laíza Loy, graduanda no curso de licenciatura em física e bolsista PET Física da UFSM, ressalta que em celebração aos dez anos de existência do GEPECID, o grupo de pesquisa lançou o livro “Possibilidades para Esperançar – Uma Década de Construção Coletiva”. Esta obra reúne autores de diversos níveis acadêmicos e representa apenas uma das muitas realizações do GEPECID, que se tornou uma referência na área de educação em ciências.

Estudantes reunidos para gravar o vídeo de divulgação do grupo publicado nas mídias sociais do CCNE.

Arthur Rocha de Araujo e Santos, mestrando no PPG em Educação Matemática e Ensino de Física e bolsista da CAPES, enfatiza que o grupo está firmemente comprometido com o futuro.  Atualmente, o GEPECID está envolvido em políticas educacionais importantes, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a residência pedagógica e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação em ciências. Há um estudo constante da temática e suas perspectivas para moldar o futuro da educação voltada para a ciência.

Lucas Brondani, graduando no curso de Licenciatura em Física e bolsista do PIBID, destaca que o GEPECID está sempre em busca de inovação e evolução, mantendo-se alinhado com as mais recentes tendências educacionais e práticas de ensino.

Para saber mais sobre o trabalho do GEPECID e suas contribuições à educação em ciências, é possível acompanhar o grupo em suas atividades e projetos no Instagram: @gepecid_ ou através do site, clicando aqui. Com uma década de realizações notáveis, o GEPECID continua a desempenhar um papel importante no avanço da educação em ciências na UFSM e no Brasil como um todo.

Para conhecer a equipe, assista o vídeo de divulgação do GEPECID no instagram do CCNE, em: bit.ly/videogepecid

Texto de: Maria Eduarda Silva da Silva¹, Cristiane Muenchen², Arthur Rocha de Araujo³ e Santos, Lucas Carvalho Pacheco³, Lucas Brondani⁴, Laíza Loy⁴

Revisão: Natália Huber da Silva⁵

¹ Acadêmica de Jornalismo da UFSM,

² Professora do Departamento de Física do CCNE

³ Mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física

⁴Acadêmicos do curso de Licenciatura em Física

⁵Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.