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Pesquisa, ensino e extensão: as ciências naturais e exatas por trás dos banners da 38ª JAI



Dos dias 23 a 27 de outubro de 2023, foi realizada a 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, certamente, nossos e nossas estudantes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) estiveram presentes. A missão da equipe de Comunicação do CCNE foi observar além dos banners expostos, para descobrir o que motivou os estudantes a realizar essas pesquisas e como essas iniciativas podem moldar o futuro da ciência. 

Em entrevistas com os graduandos, nos aprofundaremos em algumas pesquisas inspiradoras que fizeram parte do sucesso deste grande evento, que expôs mais de 5 mil trabalhos. A ciência saiu das salas de aula e se tornou o centro das atenções no Centro de Convenções da UFSM. 

Nesta reportagem, mostramos um evento onde os estudantes do CCNE se tornam protagonistas, e seus destaques são as exposições científicas de suas jornadas acadêmicas.

Luisi expondo seu trabalho na 38ª JAI, enquanto segura uma das peças feitas pela impressora 3D.

Luisi do Nascimento, do semestre de Licenciatura em Matemática , apresentou o trabalho intitulado “Matemática e Modelagem 3D: a impressão 3D como fonte de materiais educativos para as escolas”. A pesquisa tem como objetivo desenvolver materiais que possam ser usados no ensino de matemática nas escolas municipais, com a ajuda de uma impressora 3D. Luisi conta que a motivação por trás desse projeto está na percepção de que o ensino de matemática pode ser desafiador, pois muitas vezes a visualização de conceitos matemáticos é inexistente. “O professor não consegue desenhar e o aluno não consegue imaginar e com a impressão 3D é possível criar figuras a baixo custo, o que possam servir de recursos na sala de aula.”

Até o momento, o projeto produziu dois “kits” de sólidos geométricos doados para professores do município, incluindo pirâmides, prismas, poliedros de platão e corpos redondos. Além disso, eles também produziram materiais para uma professora de educação especial, que solicitou algarismos e letras para alunos com baixa visão, deficiência visual ou que tenham dificuldades de aprendizagem, permitindo que eles reconheçam números e letras por meio do tato. “Eu acho muito massa trabalhar com algo que vai te facilitar no ensino e na aprendizagem em matemática”, destaca Luisi, animada com o projeto.

Larissa apresentando seu trabalho na 38ª JAI.

A estudante Larissa Mota, do 8º semestre de Bacharelado em Química, apresentou o trabalho intitulado: “Revisando as propriedades periódicas através da análise estatística multivariada: uma experiência didática”. A motivação para a elaboração da pesquisa surgiu a partir da sugestão do professor Marcelo Barcellos, da disciplina de Introdução à Análise Multivariada, de combinar conceitos estatísticos com a química, facilitando as análises químicas e promovendo uma abordagem mais eficaz.

Segundo Larissa, a pesquisa teve como base um artigo publicado pela revista “Química Nova”, em 2010 e explica: “refizemos as análises de componentes principais descritas no artigo e notamos que, embora conseguíssemos reproduzir os resultados, observamos uma variância explicada de 58%, um valor inferior à taxa de confiabilidade e segurança na estatística, que seria de 70%.” O estudo visou comparar entre si oito propriedades dos grupos químicos da tabela periódica, dentre eles: primeira energia de ionização (EI), raio atômico (RA) e calor específico (CE). Com o objetivo de melhorar esses dados, os estudantes identificaram um fator que contribuía para essa imprecisão: a influência das variáveis relacionadas à temperatura, as quais demonstraram ser sensíveis às condições climáticas. Por conta disso, a melhor forma de tentar melhorar a porcentagem era removendo essas variáveis e com essa ação puderam ter uma melhor confiabilidade dos dados, aumentando o percentual para 75%. “Nós conseguimos replicar o artigo e melhorá-lo”, conclui a estudante.

Allan ao lado do seu banner exposto na 38ªJAI.

Allan Machado, do 5º semestre de Licenciatura em Matemática (noturno), apresentou o trabalho chamado “PIBID/MATEMÁTICA: Inserções na escola básica estadual Érico Veríssimo”. Segundo o estudante, o objetivo da pesquisa é mostrar como funciona e o que os futuros professores de matemática fazem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ela ressalta que, além de colaborar com a educação, o programa também visa mostrar como os graduandos levam seus aprendizados da graduação em Matemática para as escolas. 

Um dos resultados alcançados, por meio da pesquisa, foi a capacidade de motivar e incentivar os estudantes, visando “plantar uma sementinha para que no futuro eles venham para uma graduação na UFSM”, relata o estudante. Esse resultado é relevante, dado o contexto de alta evasão escolar, agravado durante a pandemia. Assim, esses desempenham um papel fundamental no estímulo à continuidade dos estudos e na redução dos desafios educacionais que a sociedade enfrenta. O motivo que levou o estudante a realizar o trabalho foi a sua paixão pela educação e enfatizou a necessidade de possuir gosto pelo que faz: “nós temos que ser muito apaixonados pela educação, em dar aulas. É um orgulho dar aulas para as crianças!”.

Adriel apresentando seu trabalho na 38ª JAI.

Adriel Schirmann, acadêmico de Bacharelado em Química, integrante do Laboratório de Enzimologia Toxicológica (Enzitox) da UFSM, apresentou seu projeto sobre “Efeitos do Resveratrol sobre parâmetros comportamentais em um modelo in vivo de intoxicação por Cloreto de Alumínio”, sob a orientação da professora Vera Morsch, docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM. Este estudo tem como base a preocupação com a presença de alumínio em doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, e seu impacto nas funções cognitivas. O estudo envolveu 60 animais, divididos em seis grupos distintos. De acordo com Adriel, a pesquisa se concentra na avaliação dos efeitos do resveratrol, uma molécula presente em alimentos, especialmente uvas, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Seu objetivo é investigar como o resveratrol afeta parâmetros comportamentais em um modelo de intoxicação por cloreto de alumínio, porém o estudante destaca que o trabalho apresentado faz parte de um projeto mais amplo, onde é avaliado as enzimas do sistema purinérgico nessas doenças degenerativas e o efeito que o resveratrol faz sobre elas. 

Durante um período de 30 dias, camundongos foram submetidos a tratamentos administrados via alimentação forçada, conhecida como gavagem. Os animais foram sujeitos a testes como reconhecimento de objetos idênticos, teste num campo aberto para observar a movimentação e o teste do labirinto em forma de “Y”, que testou a memória de curto e longo prazo. Os resultados destes testes foram significativos e comprovaram que o resveratrol pode servir sim como tratamento para doenças como o Alzheimer.

Gabrielle apresentando seu trabalho na 38ª JAI.

Gabrielle Heckler, estudante do 4º semestre de Licenciatura em Matemática, apresentou o trabalho “PIBID: a experiência dentro da sala de aula e como ela reflete na vida do discente em licenciatura”, onde compartilhou sua experiência no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Durante quatro meses, ela teve a oportunidade de atuar nas salas de aula, onde aplicou um conjunto de atividades que incluíram a utilização de três jogos e exercícios.

“Qual Número Eu Sou”, uma abordagem lúdica utilizada para ensinar conceitos na reta real; Dominó de funções que abordava o conteúdo que os estudantes estavam estudando naquele período (sobrejetora, injetora e bijetora), UNO de frações e no contexto tecnológico, Gabrielle destacou o uso do software GeoGebra.

Segundo Gabrielle, o PIBID tem como objetivo principal estabelecer um vínculo entre os estudantes de licenciatura e o ambiente de sala de aula, proporcionando uma oportunidade única para que os graduandos avaliem se desejam seguir carreira na área de ensino. Além disso, o curso de Licenciatura oferece uma abordagem ampla,  tratando tanto aspectos teóricos quanto práticos da educação. A estudante relata que: “como estudante de licenciatura, tive a chance de participar de disciplinas que abordam educação especial, onde aprendemos a lidar com alunos que enfrentam desafios diversos, como discalculia, surdez, autismo e outras dificuldades, com o objetivo de incluí-los de maneira eficaz no ambiente educacional”.

Ela ainda conta que a motivação para o trabalho se baseou nas experiências que o PIBID proporciona, como o reconhecimento dos estudantes como professora. Ela também aproveitou para enfatizar a importância do programa e o impacto positivo que teve em sua jornada acadêmica.

Durante a exploração dos variados projetos apresentados pelos graduandos do CCNE, a equipe teve a oportunidade de conversar com alguns estudantes que não faziam parte dos cursos do centro, mas que trouxeram trabalhos notáveis. 

Estudante de Jornalismo da UFSM, faz sua contribuição para a área das ciências exatas com o podcast “O Q Quântico”.

José Vitor Zuccolo, estudante do 8º semestre de Jornalismo na UFSM, trouxe para a área das ciências exatas o trabalho intitulado: “O Q Quântico: Podcast como metodologia de divulgação científica e combate à desinformação”. O projeto, realizado em parceria com a Universidade de Düsseldorf  da Alemanha e a Universidade Federal de Minas Gerais, tem como objetivo a criação de um podcast focado em explicar sobre a teoria quântica e a disseminação incorreta deste termo. Sua motivação para o projeto surgiu de seu interesse em explorar campos além da comunicação e jornalismo: “a interdisciplinaridade sempre me chamou atenção, então isso foi uma motivação pra mim.”

Segundo o estudante, o podcast com previsão de ser lançado em 2024 terá 8 episódios de, aproximadamente, 50 minutos que buscam explicar o termo “quântico” além de outros conceitos físicos e matemáticos utilizados de maneira inadequada em produtos que não tem relação com essa teoria. “As pessoas os têm utilizado para ganho financeiro […] Em Santa Maria, mapeamos quatro lojas de colchões que usam o termo colchão quântico, na tentativa de ganhar destaque, mas o termo quântico não interfere em nada nesses produtos”, relata José Vitor. Para compreender esta problemática, ele relata que foram realizadas entrevistas com 12 especialistas nas áreas de matemática, física, filosofia e comunicação. O objetivo dessas é entender, por exemplo, como os vendedores utilizam o termo “quântico” de maneira incorreta e qual é a reação do público leigo, que não possui conhecimento em física quântica, diante dessa terminologia equivocada. 

Renan Lorenson, estudante do IFFar – Câmpus Alegrete expondo seu trabalho na UFSM.

Renan Lorenson, estudante do 8º semestre de Ciências Biológicas – Licenciatura no Instituto Federal Farroupilha de Alegrete, trouxe à Santa Maria a pesquisa intitulada “Floração e frutificação de Cereus hildmannianus (Cactaceae) no Pampa, Alegrete, RS”. O estudante procurou expandir o conhecimento da planta, após perceber uma carência de estudos abordando os processos de reprodução desta cactácea. O trabalho, realizado ao longo de um ano com a marcação de 60 plantas e observações quinzenais, revelou uma estreita relação entre a floração desses cactos e as condições climáticas do Pampa: “Durante o período mais quente da região, ocorre o pico de botões, flores e frutos. À medida que a luz do dia diminui e as temperaturas caem, os frutos amadurecem de forma mais lenta durante o período frio”, conclui Renan.

A pesquisa surgiu quando o estudante demonstrou interesse na relação entre as aves e os cactos. No entanto, sua orientadora, Profa. Dra. Eliana Gressler, o direcionou para explorar todo o processo que antecede a floração das cactaceae, levando a uma análise mais abrangente das interações entre as plantas e os polinizadores.

A estudante Thaissa (de verde) ao lado de seus colegas expondo seu trabalho na 38ª JAI.

Thaissa Calvano, estudante do 4º semestre de Engenharia Química, trouxe o projeto: “Colaboração entre a UFSM e a penitenciária estadual de santa maria (PESM) na fábrica de sabão ecológico”. De acordo com a estudante, o sabão é fabricado nas instalações já existentes da PESM e, em seguida, é trazido para laboratórios da UFSM onde é feita a avaliação de conformidade baseada nas regulamentações da ANVISA. Se necessário, são feitas reformulações para garantir que o sabão atenda os padrões adequados. 

Além disso, o projeto envolve a coleta de óleo de soja, um dos principais componentes utilizados para fazer o sabão. “A coleta é realizada nos centros de coleta da UFSM, localizados no CCNE e no CT, e também temos contribuições de alguns restaurantes da Universidade. Cerca de 40 litros de óleo doados permitem a produção de sabão por um mês na PESM”, relata a estudante. O próximo passo do projeto envolve a capacitação na fabricação de sabonetes, por meio de minicursos, onde serão ensinadas as técnicas de produção de sabonetes na penitenciária.

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Decidimos ir além e desvendar a essência da ciência e inovação. Isso nos lembra que a jornada acadêmica é muito mais do que um banner com a exposição de alguns resultados. É a busca incansável por respostas, partindo da constante curiosidade científica de profissionais e estudantes das Ciências Naturais e Exatas.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

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