Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Pós-graduação em Matemática da UFSM é contemplada com recursos nacionais do Programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação (PRAPG)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) celebra a aprovação de sua proposta no Programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação (PRAPG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A conquista tem como objetivo fortalecer a excelência acadêmica, impulsionar o desenvolvimento regional e internacionalizar o ensino e pesquisa em Matemática.

Com um investimento total de R$80 mil, o PPGMat da UFSM almeja não apenas consolidar sua presença no cenário nacional e internacional, mas também ampliar seu impacto regional. Os esforços se concentram na melhoria da infraestrutura, na formação de recursos humanos de alto nível e na qualificação do corpo docente das Instituições de Ensino Superior.

O Projeto de Consolidação e Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSM (CONSINT – PPGMat/UFSM) é liderado pelos(as) professores(as) Luiz Alberto Díaz Rodrigues, Diomar Cristina Mistro, Rosemaira Dalcin Copetti e Felipe Crivellaro Minuzzi e marca um avanço significativo para o programa.

Os recursos financeiros, somando R$40 mil para capital e R$40 mil para custeio, serão destinados a onze bolsas nacionais e internacionais:

• quatro de mestrado (nacionais);
  • quatro de pós-doutorado para docentes do Programa (nacionais);
  • duas para recém-doutores (nacionais);
  • uma para professor-visitante sênior (nacional);
  • uma para professor-visitante sênior (internacional);
  • uma para professor-visitante júnior (internacional), ambas para docentes do Programa; e
  • uma para professor-visitante estrangeiro para visitar o PPGMat.

A expectativa é que essa participação no PRAPG-CAPES eleve a avaliação do PPG em Matemática junto à CAPES, potencializando a possibilidade de criação e implementação do curso de Doutorado. Isso não apenas fortalecerá o curso de Graduação em Matemática da UFSM, mas também influenciará positivamente os cursos de Matemática em toda a região sul e oeste do Estado do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e norte-nordeste do Uruguai, região de inserção da UFSM.

Neste sentido, o projeto não só impulsionará o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, mas também representa um investimento estratégico na consolidação e expansão do conhecimento matemático, essencial para o progresso de inúmeras áreas de atuação.

Para mais informações sobre o PRAPG atraves do link: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/programas-estrategicos/desenvolvimento-regional/programa-de-reducao-de-assimetrias-na-pos-graduacao-prapg

Texto: Luiz Alberto do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Maria Eduarda Silva Da Silva, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE

Notícia vinculada a