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Vivências e práticas em Geografia: explorando territórios e a educação no campo e na cidade



Na última semana, o auditório Marie Curie, anexo ao prédio 17 do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria, abriu as portas para receber os estudantes de Geografia para a VI Mostra de Vivências Pedagógicas e Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado (POTI) e I Encontro de Socialização de Estágio Curricular de Geografia Licenciatura. O evento, organizado pelos docentes Nathalia Batista, Sandra Bolfe e Cleder Fontana teve duração de três dias, com o objetivo trazer momentos de palestras, diálogos  sobre projetos voltados ao ensino e extensão, apresentações de trabalhos didáticos realizados por estudantes e momentos de debates sobre as experiências de estágios dos futuros professores de Geografia em escolas públicas da região.

Natiele Andriele Ramires fazendo sua apresentação no Momento Cultura.

Antes de dar início aos debates e palestras, aconteceram momentos culturais onde graduandos e estudantes de escolas bases – como aconteceu no segundo dia – fizeram uma breve apresentação musical.  Gabriel Medeiros, no primeiro dia, apresentou músicas de sua própria autoria e Natiele Andriele Ramires, estudante do ensino fundamental, que fez uma apresentação com músicas sertanejas de grupos do gênero. 

Após o momento cultural, foi dado início a palestra intitulada “Ser educador(a) e fazer escola: A construção da professoralidade e os saberes da educação” que teve como convidadas a Diretora Profª. Claudia Bassoaldo e a  Profª Laura Moreira, ambas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, localizada no Distrito de São Valentim (Santa Maria, RS).

Diretora Profª. Claudia Bassoaldo e a Profª Laura Moreira dando inicio a palestra

O objetivo da palestra foi apresentar como é o trabalho realizado em uma escola intitulada de “escola do campo” e que seus pilares envolvem a Alternância Formativa, a Redes de Escolas “PEA Unesco”, ou seja, além de possuir uma matriz curricular convencional, os professores utilizam metodologias que criam a conexão entre o ambiente rural em que estão inseridos e a escola, o que auxilia no aprendizado dos estudante. 

“Por exemplo, em conteúdos de matemática, porque eles não podem ir ao jardim para estudar sobre a circunferência da árvore?”, relata a diretora durante a conversa. De acordo com as convidadas, o objetivo principal da escola é implementar uma proposta pedagógica que valorize o contexto rural, incentivando os estudantes que moram pela região optem por permanecer no campo com qualidade de vida.

Perspectivas do campo educacional: os desafios do ensino fundamental e médio de crianças, jovens e adultos

Para finalizar o segundo dia de evento, os participantes foram direcionados a uma sala de aula no prédio 17 onde os estudantes, que estão entre os últimos semestres (7º e 8º) de Licenciatura em Geografia, compartilharam suas experiências em estágios nas escolas de ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Santa Maria. A roda de conversa foi mediada pela doutoranda Vanessa Oliveira e a mestranda Caroline Zimmermann, ambas da área de Geografia. Ao todo foram cinco graduandos que relataram suas experiências, entre eles Felipe, Emanuelle e Maurício Severo.

Durante seu estágio no Colégio Estadual Professor Edna May Cardoso, Felipe Romansin compartilhou suas experiências como docente, evidenciando as diferenças entre o ensino fundamental (6º ano) e o ensino médio (1º ano). Ele destacou três aspectos principais: a absorção de conteúdo e a dinâmica de aprendizado, notando a rápida assimilação no ensino médio, resultando em aulas que às vezes terminavam mais cedo; a atenção e interação em sala, observando uma maior dispersão no 6º ano em comparação com o silêncio e atenção relativos no ensino médio, embora o uso de celulares tenha sido uma preocupação constante; e os desafios enfrentados com os dispositivos móveis, levando-o a adaptar o conteúdo para integrar o uso dos celulares e, durante avaliações, recolher os aparelhos para evitar distrações.

Mesa redonda composta por graduandos de Geografia e a participação dos organizadores do evento

Emannuelli de Oliveira compartilhou suas vivências no Colégio Tiradentes de Santa Maria, ressaltando as diferenças entre o ensino fundamental e médio, em especial no contexto do ensino médio militar. Ela observou três pontos cruciais: as diferenças no modelo de avaliação, com destaque para a distribuição de pontos entre atividades e provas obrigatórias; os desafios impostos após a implementação do novo ensino médio e os caminhos formativos, como o ‘caminho militar’, limitando o foco e abordagens das aulas; e os obstáculos enfrentados na manutenção do aprendizado, especialmente ao equilibrar eventos extracurriculares com o fluxo de conteúdo, optando por provas com consulta para incentivar a organização dos cadernos, apesar do alto índice de xerox entre os alunos.

Maurício Severo relatou sua experiência de estágio realizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde destacou os desafios dessa modalidade de ensino, tais como dificuldade de permanência e frequência dos alunos. Por estarem inseridos no mundo do trabalho, há limitações em seus horários e, portanto, há necessidade de adaptação das aulas e avaliações, dada a característica de cada estudante.

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As observações sobre a dinâmica de aprendizado, os desafios enfrentados com o uso de tecnologia fora de hora, como meio de distração em sala de aula, e as adaptações necessárias nas estratégias pedagógicas revelaram a complexidade do ambiente educacional atual. Esses relatos fornecem percepções para repensar e adaptar metodologias de ensino, destacando a importância de compreender as particularidades de cada contexto para promover um ensino mais eficaz e inclusivo. 

Texto: Maria Eduarda Silva Da Silva, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE e Vanessa Oliveira, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSM.

Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

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