Nos dias 7 a 11 de outubro, teve lugar em Florianópolis o VI Iberoamerican Conference on Advanced Oxidation Technologies (CIPOA ). Neste evento houve a assembléia inaugural da Associação Brasileira de Processos Oxidativos Avançados (ABPOA) para a gestão de 2024-2026.
As pesquisadoras Carla Sirtori e Darliana Mello Souza do Departamento de Química da UFSM foram eleitas para os cargos de diretora vice-presidenta e diretora executiva, respectivamente. Ainda formam parte da diretoria executiva nacional eleita da ABPOA pesquisadores de diferentes universidades do Brasil como UNICAMP (diretor-presidente: Renato Falcão Dantas); UFMG (diretora financeira: Camila Amorim, diretora executiva: Maria Clara Starling); UNESP (diretora financeira: Raquel Pupo Nogueira); FIOCRUZ (diretor administrativo: Enrico Saggioro) e UFSC (diretora administrativa: Cíntia Soares).
A ABPOA tem o objetivo de congregar pessoas físicas e jurídicas que se interessem pelo desenvolvimento da ciência dos Processos Oxidativos Avançados e das tecnologias relacionadas com as suas aplicações nos áreas ambiental, química, alimentícia, energética e climática, rumo a uma economia circular sustentável e neutra em carbono. A ABPOA não tem fins lucrativos e é gerida principalmente por docentes e pesquisadores de Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre a ABPOA consulte a página web (www.abpoa.org.br).