Docentes do CCNE recebem prêmio de Pesquisador Destaque pela Fapergs
Publicado em . Atualizado
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) anunciou os ganhadores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, que neste ano reconhece o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”. Entre os agraciados estão dois docentes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O Prof. Dr. Fábio Mariano Bayer foi premiado na categoria Matemática e Estatística, enquanto o Prof. Dr. Renato Zanella recebeu a distinção na categoria Química. A cerimônia oficial ocorrerá no dia 21 de outubro, às 19h, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.
A premiação reconhece pesquisas e profissionais que se destacam na academia, no setor público, na indústria, no meio empresarial e na comunicação, com o objetivo de incentivar a inovação e fortalecer a integração entre governo, comunidade científica e setor produtivo em benefício da sociedade gaúcha.
Prof. Fabio Bayer
Para o professor Bayer, a honraria representa o resultado de um esforço coletivo:
“Apesar de ser um prêmio nominal, ele reflete a evolução conjunta da nossa área na UFSM. Particularmente na Estatística, nosso grupo tem crescido muito na última década, contribuindo em todos os pilares da universidade – pesquisa, ensino, extensão e inovação. Esse reconhecimento evidencia que estamos no caminho certo.”
Já o professor Zanella destacou o papel de espaços de pesquisa e formação vinculados ao CCNE:
“A premiação está muito atrelada à atuação no Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) e no Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ), que têm possibilitado interações fundamentais com diversos grupos de pesquisa.”
Prof. Renato Zanella
A conquista reforça a trajetória de excelência acadêmica e científica do CCNE, que tem se consolidado nacional e internacionalmente, acumulando distinções que valorizam não apenas os pesquisadores premiados, mas toda a comunidade da UFSM comprometida com a produção de conhecimento de impacto.
A Direção do CCNE parabeniza os professores Dr.Fábio Mariano Bayer e Dr.Renato Zanella pelo reconhecimento, reafirmando a relevância de suas contribuições para o fortalecimento da pesquisa e para a consolidação da Universidade Federal de Santa Maria no cenário científico nacional.
Texto: Pollyana Escobar Bronzatto, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e Bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guidelines) do W3C e, no caso do Governo Brasileiro, ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente à busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.