Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 20 maio 2019 - 12:22 | Última modificação: 20 maio 2019 - 12:22
Ouvir
XII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

CCNE - Prédio 13 - Santa Maria

23/08/2013 00:00 - 24/08/2013 00:00

Descrição

Comunicados importantes (NOVO)

1) Informamos que o processo de publicação dos trabalhos do XII EIE na revista CCNExt da UFSM foi concluído. Os trabalhos publicados estão disponíveis no endereço da revista: http://coral.ufsm.br/revistaccne/index.php/ccnext. Enfatizamos que foram publicados apenas os trabalhos que atenderam aos requisitos descritos no item “Publicação dos trabalhos”. Pedimos desculpas pela demora na publicação, que se deu devido a um problema com a hospedagem da revista.

2) O XIV Encontro sobre Investigação na Escola será realizado nos dias 27 e 28 de agosto de 2016, em Uruguaiana/RS. Outras informações estão contidas na página do evento, disponível no link http://14eieuruguaiana.wix.com/evento.

 

Publicação dos trabalhos

O processo de submissão dos trabalhos apresentados no evento, para publicação na revista CCNExt da UFSM (http://coral.ufsm.br/revistaccne/index.php/ccnext), terá início no dia 23/09/2013 e se encerrará em 18/10/2013. Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica e gramatical do trabalho, além da adequação do mesmo com o modelo solicitado no evento, contido no link http://coral.ufsm.br/eie2013/docs/1.doc. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros de submissão, redação e português.

Apenas os trabalhos que foram apresentados no evento serão publicados na revista.

Foi elaborado um tutorial que contém as etapas envolvidas no processo de submissão do trabalho para o sistema da revista. Para visualizar o tutorial, clique aqui.

 

 XII Encontro sobre Investigação na Escola
Compartilhar conhecimentos e práticas: um desafio para os educadores
23 e 24 de Agosto de 2013
Santa Maria, RS

 O Encontro sobre Investigação na Escola (EIE) iniciou, no Brasil, no ano de 2000, promovido pelo Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da UNIVATES (Lajeado, RS). A ideia surgiu com a intenção de desencadear a reflexão sobre a prática docente dos alunos dessa instituição (licenciandos e pós-graduandos) e de outros docentes com atividades inovadoras em suas aulas (na escola ou na universidade), tendo em vista serem raros momentos como estes no cotidiano profissional dos professores.

A dinâmica do EIE consiste em rodas de discussão onde cada participante inscreve, previamente, um relato investigativo sobre alguma atividade inovadora realizada em sala de aula, preferencialmente, sobre sua atividade docente. Os relatos enviados são analisados, organizados e separados em grupos de trabalho, conforme as temáticas, e enviados aos demais participantes do grupo para leitura prévia, questionamentos, avaliação e sugestões ao autor que poderão ser incorporadas ao texto antes do encontro presencial e da publicação dos mesmos.

São convidados a participar do EIE, professores em atuação nas escolas de Educação Básica, professores em formação inicial, e professores do nível superior, bem como, pós-graduandos. A condição para a participação é a escrita de um relato relacionado a atividades educacionais. Que são discutidas em grupos durante o evento.

As cinco primeiras edições (de 2000 a 2004) foram promovidas pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). No entanto, a percepção da participação efetiva de instituições de diversas regiões interessadas em promover e compartilhar suas práticas de inovação trouxe uma abertura para a realização do EIE em diferentes instituições a partir de 2006, como descrito abaixo:

 

Ano

Número do evento

Local

2000

I

UNIVATES/Lajeado

2001

II

UNIVATES/Lajeado

2002

III

UNIVATES/Lajeado

2003

IV

UNIVATES/Lajeado

2004

V

UNIVATES/Lajeado

2005*

IV

UNIVATES/Lajeado

2006

VI

FURG/ Rio Grande

2007

VII

PUCRS/ Porto Alegre

2008

VIII

UNIJUI/ Ijuí

2009

IX

UNIVATES/ Lajeado

2010

X

FURG/ Rio Grande

2011*

VI

Córdoba/ARG

2012

XI

UNIPAMPA/Bagé

*Nesses anos ocorreram respectivamente o IV e o VI Encontro Iberoamericano de Professores e Redes de Professores que fazem Investigação e Inovação na sua Escola em Lajeado e Córdoba – ARG.

 

No presente ano (2013), o EIE irá, pela primeira vez, promover suas rodas de debates no coração do Rio Grande do Sul, Santa Maria, como uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde que, após a participação de alguns de seus educadores e educandos em diversas edições do evento, comprometeu-se, em Bagé no ano de 2012 a organizar mais uma edição do EIE em 2013.

A temática do evento é “Compartilhar práticas e conhecimentos: Um desafio para os educadores”, que traz para os participantes a ideia de salientar a importância e a responsabilidade dessa comunicação entre os responsáveis pelo processo educativo. O desafio é tornar essas trocas entre os profissionais dos ambientes educacionais uma fonte de conhecimentos capaz de fomentar as mudanças necessárias para uma educação capaz de transformar a sociedade.

A comissão organizadora do XII EIE tem o prazer de receber a todos que estejam dispostos a encarar esse desafio promovendo mais um Encontro sobre Investigação na Escola. Que os momentos partilhados em Santa Maria possam nos inspirar e motivar a tornar nossas façanhas um modelo para todos os envolvidos com a escola.

 

Fontes:

CEOLIN, T., ARAÚJO, M. C. P. Os Encontros sobre Investigação na Escola como espaços de interação para a formação continua e continuada dos Professores da escola. In.: Atas do Seminário de pesquisa em educação da região sul – ANPED Sul, 2012.

CEOLIN, T. Os encontros sobre investigação na escola: Uma contribuição a formação continuada. Ijuí: UNIJUÍ. 182f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, 2012.

Programação

 Programação – XII Encontro sobre Investigação na Escola

 

Horário

Sexta-Feira (23/08/2013)

8h00min

Início do credenciamento

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

 

9h00min-11h30min

Palestra:

“Vigilância epistemológica e livros didáticos de ciências: histórico e tensões atuais” Prof. Dr. Nelio Bizzo (Faculdade de Educação-USP)

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

11h30min-12h00min

Abertura do XII EIE 2013

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

12h00min-14h00min

Intervalo para almoço

13h30min-14h00min

Instruções aos Coordenadores de sala*

Local: Laboratório de Informática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) – Salas 1103 e 1107

* os coordenadores de sala precisam procurar a professora Inés na sexta-feira (23/08), pela parte da manhã.

14h00min-17h00min

Rodas de conversa (apresentação dos trabalhos)

Local: Salas de aula do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e do Centro de Educação (CE) – Ver link Locais das Salas

17h00min-18h00min

Coffee Break

Local: Restaurante Universitário (RU) – Refeitório 2

18h00min-19h00min

Síntese das rodas

Local: Salas de aula do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e do Centro de Educação (CE) – Ver link Locais das Salas

19h00min-20h00min

Coordenadores de sala

Local: Laboratório de Informática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) – Salas 1103 e 1107

19h30min-20h30min

Grupo Teatral Frotole Del Baracon
Peça “A namorada do Toniti” (comédia)

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

 

Horário

Sábado (24/08/2013)

8h30min-10h30min

Apresentação das sínteses das linhas temáticas

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

10h30min-11h00min

Coffee Break

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

11h00min-12h00min

Encerramento

Local: Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)

Inscrição

– A inscrição para o evento será realizada online, através do preenchimento do “Formulário de Inscrição”. Após realizar a inscrição online, aguarde o recebimento de um e-mail contendo um link no qual você terá que clicar para ativar seu login (em alguns casos, o e-mail pode estar na caixa de Spam). 

– Apenas serão aceitas inscrições de participantes que submeterem trabalho ao evento. No caso de co-autores que queiram participar do evento, estes não precisam submeter o trabalho caso o autor do mesmo já tenha submetido. Porém devem pagar a taxa de inscrição normalmente (com exceção de professores da rede pública de ensino).


– A taxa de inscrição do evento será de R$ 50,00*.

– O pagamento da taxa de inscrição será realizado através de depósito nominal, na seguinte Conta Poupança – Variação 51:

Banco do Brasil

Agência: 1484-2

Conta Poupança: 32.781-6 (Variação 51)

NomeInes Prieto Schmidt Sauerwein

 – Para confirmar a inscrição, o participante deverá  enviar um e-mail para orgeie2013@gmail.com, com o título “Comprovante de Depósito EIE 2013”, anexando o comprovante de depósito digitalizado. Ainda, pedimos a todos os participantes que tragam consigo o comprovante de inscrição nos dias do evento. 

– A taxa de inscrição não será devolvida em nenhum caso.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Professores que atuam em escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) da rede pública (Municipal, Estadual e Federal) não precisam pagar a taxa de inscrição para participar do XII Encontro sobre Investigação na Escola. É necessário apenas que, após realizar a inscrição, estes enviem um e-mail paraorgeie2013@gmail.com, com o título “Comprovante de Vínculo Empregatício EIE 2013”, anexando um documento que comprove o referido vínculo empregatício.

Formulário de Inscrição

Contato

E-mail: orgeie2013@gmail.com

Telefone: (55) 3220 8455 – Coordenação do Curso de Física

Localização

CCNE - Prédio 13

Av. Roraima - 1000 - Camobi - Cidade Universitária

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores