Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fevereiro Laranja



A campanha foi criada para reforçar a importância do diagnóstico precoce da leucemia e incentivar a doação de medula óssea.

💉Para ser doador basta ter entre 18 e 55 anos, apresentar boas condições de saúde, não ter apresentado ou estar em tratamento de câncer, doenças no sangue, no sistema imunológico ou ainda doenças infecciosas e se cadastrar em um hemocentro.

Atualmente, a leucemia ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (InCA) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, eram esperados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.

A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o hemograma, mas deve incluir ainda exames de bioquímica, de coagulação, além de mielograma, imunofenotipagem e cariótipo, que são os exames de medula óssea.


Sintomas:
Anemia;
Cansaço e fadiga;
Queda de imunidade;
Baixa na contagem de plaquetas;
Infecção;
Febre;
Hematomas;
Sangramentos espontâneos.


O transplante de medula óssea é indicado em casos de
alto risco.

O primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula.

Os doadores voluntários são examinados e os resultados também vão para esse banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é feito o procedimento de coleta do material.

A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-371-5979

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes